ComunidadeNotícias

Escritor afirma conhecer ingredientes do frango do McDonald’s e revela os possíveis riscos para a saúde!

0

frango-do-Mcdonalds

Um novo livro publicado pelo escritor especializado em alimentos, Steve Ettlinger, em parceria com o fotógrafo Dwight Eschliman, resolveu separar individualmente todos os ingredientes presentes em diversos alimentos rotineiros de nossa dieta moderna, para mostrar do que eles realmente são feitos.

Em cada caso, pequenas pilhas de cada um dos ingredientes são colocadas lado a lado, em linhas. Um dos alimentos estudados que mais surpreendeu as pessoas, foi o famoso frango empanado da rede de fast foods, McDonald’s.

Ao estudar as informações nutricionais à disposição do público, Eschliman e Ettlinger descobriram que Chicken McNuggets tem um total de 40 ingredientes. Dentre eles, dextrose, um açúcar também utilizado por fabricantes de calçados de couro para tornar os objetos mais maleáveis – de acordo com afirmação do jornal britânico Daily Mail.

Outro ingrediente utilizado em sua fabricação foi o amido de milho, que é utilizado como espessante em alimentos, também usado em outras indústrias para fazer papel e papelão.

Além destes, vários outros poderiam ter implicações pouco saudáveis ao corpo humano, porém são usados livremente pela indústria alimentícia. A ‘dextrose’, por exemplo, favorece o ganho de massa muscular, sendo uma forma química da glicose (açúcar). “Ela favorece a médio e longo prazo o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e a obesidade. Deve ser evitada na alimentação, assim como outros tipos de açúcares de absorção rápida, exceto os presentes de forma natural em frutas e lácteos”, revela Luis Miguel Luengo Pérez, nutricionista da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN) e do Hospital Universitário Infanta Cristina (Badajoz). Outros ingredientes, como corantes, especiarias, podem causar alergia em pessoas mais sensíveis.

O pirofosfato ácido de sódio seria uma alternativa ao cloreto de sódio (sal) para regular a acidez dos alimentos e ‘salgar’ o alimento. De acordo com a bióloga Maria Astudillo, o ingrediente, em grandes quantidades, “pode provocar mal-estar digestivo e chegar a modificar o equilíbrio de cálcio e fósforo no organismo”. Porém, o FDA (Food and Drugs Administration), afirma que, normalmente, as doses encontradas nos produtos de consumo não representam ameaça alguma para a saúde. O pirofosfato ácido de sódio também está presente em chicletes, refrigerantes, isotônicos e derivados lácteos.

No geral, segundo ele, o empanado de frango contém: Frango desossado, água, amido modificado, sal, levedura autolisada, amido de trigo, sabor natural (fonte botânica), óleo de cártamo, dextrose, ácido cítrico, fosfato de sódio, outro sabor natural (fonte botânica), farinha enriquecida com niacina, ferro reduzido, mononitrato de tiamina, riboflavina, ácido fólico, farinha de milho amarela, bicarbonato de sódio, pirofosfato ácido de sódio, fosfato sódico de alumínio, fosfato monocálcio, lactato de cálcio, especiarias, dextrose, óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, terc-butil-hidroquinona, dimetil polissiloxano (para evitar que o óleo espirre ao cozinhar).


Ex-agente do FBI dá dicas para saber quando alguém está mentindo para você

Previous article

Bafômetro para maconha: no estado de Washington, desenvolvido dispositivo capaz de detectar motoristas sob efeito da droga

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade