ComunidadeNotícias

As mulheres que popularizaram mundialmente a ‘Brazilian wax’ – a depilação íntima brasileira

0

as mulheres waxA depilação a cera dos pelos pubianos é uma prática cada vez mais comum no mundo. Curiosamente, um estilo específico de depilação acabou conhecido como “Brazilian wax” às vezes abreviado para simplesmente “Brazilian”.

Mas como essa moda começou?

“A Brazilian bikini wax nasceu aqui em Nova York, não no Brasil”, explicou à Jonice Padilha, do salão J Sisters, em Manhattan.

O estabelecimento, reza a lenda, teria sido pioneiro, no início da década de 1990, na popularização desse tipo de depilação no exterior.

O estilo envolve a remoção de todos os pelos da vagina e do ânus. Para efeito decorativo, uma certa quantidade de pelo é deixada no púbis – a região triangular abaixo do abdômen – em formatos opcionais: um triângulo, uma faixa estreita (a chamada pista de aterrissagem) ou até um coração, explicou Jonice.

Ela é a mais nova de sete irmãs cujos nomes começam com a letra “J”. As outras são Jocely, Janea, Joyce, Juracy, Jussara e Judseia. Acabaram conhecidas como J Sisters, porque os americanos não conseguiam pronunciar seus nomes.

Hoje, o salão é popular entre ricos e famosos, e as irmãs dizem ganhar até US$ 6 milhões (R$ 19,2 milhões) por ano com depilação e tratamentos para cabelos e unhas.

A trajetória das irmãs será contada no livro Wax and the City, da escritora brasileira Laura Malin, ainda sem data certa para publicação. Também há planos de se levar a história para as telas de cinema.

Com uma criação tão tradicional, o futuro das irmãs parecia estar traçado. Sair de casa, só depois do casamento. Mas Jocely, a quarta irmã, sonhava conhecer o mundo. Ela economizou dinheiro e, em 1982, foi visitar uma antiga vizinha que havia se mudado para Nova York.

O plano era ficar um mês, mas Jocely gastou todos os seus dólares já nos primeiros dias. Para não ter de voltar para casa antes da hora, decidiu fazer um bico como manicure no salão de uma portuguesa.

No entanto, não havia exigência de licença especial para o trabalho de manicure, então esse era um bom jeito de começar um negócio, explicou Jonice.

Poucos anos depois, as capixabas começaram a oferecer um estilo diferente – e até então sem nome – de depilação a cera. Em vez de retirar apenas os pelos da virilha, a nova técnica removia tudo, deixando apenas um pouco de pelo, como decoração, na região frontal.

Mais tarde batizada de Brazilian wax, a técnica tinha surgido a partir de uma ideia de uma das irmãs, Janea.

Segundo Jonice, representantes da Playboy chegaram a telefonar para o salão, reivindicando a autoria da invenção.

Como defesa, Jonice teria dito que aquele tipo de depilação era comum no Brasil. “Respondi que estávamos apenas apresentando a nossa cultura (aos americanos)”, contou.

“Por isso, no mundo inteiro (o estilo) é conhecido como Brazilian. Disse isso para que me deixassem em paz. Mas começou aqui – não lá”, acrescentou.


Nomofobia: uso excessivo de celular pode levar à ansiedade, tremor e até depressão

Previous article

Como limões podem ajudar a identificar câncer de mama

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade