NotíciasUSA

Freedom Caucus, o fechado grupo de republicanos radicais que se tornou a pedra no sapato de Trump

0

freedom

Não se sabe com precisão quem e quantos são, mas foram eles que impuseram a primeira grande derrota política ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A proposta de Trump para a reforma do sistema de saúde fracassou e, na semana passada, ele precisou retirar o projeto do Congresso por não contar com o apoio da maioria dos representantes do próprio partido.

Por trás da derrota está o Freedom Caucus, um grupo composto por parlamentares “linha dura” do Partido Republicano.

A recusa em aprovar o projeto de Trump, batizado de Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente, parece ainda mais dramática uma vez que seria a primeira oportunidade real que os republicanos tinham de se livrar do Obamacare. Nos últimos sete anos, o Partido Republicano tem feito dura oposição ao modelo implementado pelo governo democrata, o primeiro sistema de acesso universal a saúde pública no país.

O Freedom Caucus argumentava que a lei proposta por Trump não era suficiente porque não eliminava totalmente o Obamacare. Alguns subsídios seriam mantidos assim como a exigência feita às seguradoras para garantirem uma série de coberturas médicas essenciais.

Para os integrantes do Freedom Caucus, a proposta que chegou ao Congresso americano seria uma versão diluída do Obamacare. Eles se recusaram a aprová-la impondo, assim, uma importante derrota não apenas à Trump como também ao presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Paul Ryan, que queria colocar o projeto em votação.

Na hora de procurar por culpados, Trump apontou para diversas direções, incluindo o Freedom Caucus. Também citou nominalmente outros grupos conservadores.

“Os democratas estão rindo em DC já que o Freedom Caucus, com a ajuda do Clube para o Crescimento e da Fundação Heritage, salvou a Planned Parenthood e o Obamacare”, escreveu o presidente no Twitter, referindo-se ao Obamacare e à instituição parcialmente financiada pelo governo que é maior provedor de serviços reprodutivos dos EUA.

Mas quem são os representantes do Freedom Caucus, esse aparentemente poderoso grupo de parlamentares norte-americanos?

O Freedom Caucus surgiu em janeiro de 2015. Foi fundado por um grupo de nove deputados republicanos, entre eles Mark Meadows, da Carolina do Norte, que acabou se transformando no principal porta-voz do grupo.

A principal diferença com outros grupos de parlamentares é que o Freedom Caucus não revela a identidade de todos os seus membros. Tampouco está aberto à participação de qualquer congressista. Para fazer parte, é preciso ser convidado.

A ideia inicial dos fundadores do Freedom Caucus era convidar trinta membros da Câmara dos Representantes para ter condição de bloquear qualquer votação caso não concordassem com os termos da proposta.

A atual distribuição de forças (237 republicanos e 193 democratas) e a grande polarização política dificulta a aprovação de qualquer projeto apresentado por um dos dois grandes partidos. Bastou conseguir 23 integrantes para o Freedom Caucus se tornar um fiel da balança.


Devido ao surto de febre amarela, países exigem vacinação de brasileiros

Previous article

Semifinal entre Fla e Vasco e decisão da Taça Rio serão no Maracanã

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias