DestaquesNotíciasUSA

Importante vitória para indocumentados em New Jersey

0

Cinco anos atrás, a Assembleia Legislativa de New Jersey aprovou um projeto de lei que ampliava as mensalidades estaduais e ajuda financeira para estudantes imigrantes, independentemente de seu status legal.

O então governador Chris Christie endossou a medida, mas vetou a seção de ajuda financeira.

No entanto, o Senado do Estado Jardim finalmente aprovou a lei S-699 na segunda-feira com 26 votos a 10.

“Esta vitória significa que posso ir para a faculdade e que em quatro anos poderia viver em um país que me aceita e à minha família”, disse Maria Del Cielo Mendez, 18, durante uma conferência de imprensa segunda-feira em Trenton

A jovem está atualmente em seu último ano na Union County Magnet High School e se inscreveu em várias universidades.

Até agora, ela recebeu seis cartas de aceitação, mas seu sonho de se tornar um profissional foi obscurecido, já que ele não se qualifica para assistência financeira sob a lei atual devido ao seu status de imigrante.

A situação de Mendez e centenas de milhares de sonhadores do Estado Jardim pode mudar se a Assembleia aprovar a medida A-3467. Então cabe ao governador Phil Murphy, um firme defensor dos direitos dos imigrantes, assiná-lo como lei.

O Senado estadual também aprovou por unanimidade o projeto de lei S-700, que tornaria cidadãos norte-americanos com pais imigrantes não autorizados elegíveis para ajuda financeira.

A legislação enfrenta alguma resistência, principalmente ao longo das linhas partidárias, dos legisladores estaduais e outros que argumentam que o Estado não pode abrir o fundo de ajuda financeira a estudantes sem status legal.

Os detratores asseguram que os estudantes sem status legal não devem obter os mesmos benefícios que aqueles que vivem legalmente no país.

Os defensores dos direitos dos imigrantes, liderados pela Dream Act Coalition de New Jersey, fizeram lobby nos últimos cinco anos por ajuda financeira para imigrantes não autorizados.

As senadoras estaduais Teresa Ruiz, Sandra B. Cunningham e Nellie Pou apresentaram o projeto de auxílio financeiro no início de janeiro.

Estima-se que há 22.000 jovens imigrantes indocumentados em New Jersey que recebem proteção no âmbito do programa DACA.

Quem se qualifica?

A lei ampliaria o acesso a programas de ajuda financeira para alunos, independentemente de seu status legal:

– Alunos que frequentaram uma escola secundária de New Jersey por pelo menos três.

– Aqueles que se formaram em uma escola secundária de New Jersey ou receberam o equivalente a um diploma.

– Aqueles que se matricularam em uma universidade pública não antes do ano letivo de 2013-14.

– Alunos sem status legal que enviarem uma declaração para a universidade que solicitaram.

Erika Nava, analista de políticas da Perspectiva Política de New Jersey, indicou que nem todos os jovens imigrantes se qualificam para receber ajuda financeira, no entanto, o projeto de lei dá às famílias a oportunidade de apresentar um pedido e ser considerado com base em suas necessidades financeiras.


Dinâmico maestro brasileiro lidera concerto no Carnegie Hall

Previous article

Veja cinco motivos para confiar na classificação do São Paulo contra o Corinthians

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques