MundoNotícias

Empresa de Londres fabrica tênis usando 17 garrafas plásticas recicladas para cada par

0

O plástico é um material fantástico. Maleável, resistente e barato. Ele se tornou um símbolo da praticidade e conveniência da vida moderna. Mas foram necessárias algumas décadas para que o ser humano percebesse que o volume de plástico produzido no planeta é simplesmente insustentável.

Atualmente uma quantidade absurda desse resíduo (lixo) é jogado no mar. Com isso, as correntes oceânicas acabaram formando cinco ilhas gigantes com esses dejetos plásticos, chamadas de Vortex, que se movem lentamente, em redemoinhos.

Estudo recentes revelam que cerca de 5 trilhões de resíduos plásticos, pesando mais de 250 mil toneladas, boiam pelos oceanos. Apesar de grande parte estar nos Vortexes, uma parcela significativa deste lixo é levada para a costa ou digerida por animais marinhos, que acabam morrendo sufocados por esses dejetos.

Pensando assim, a fabricante de calçados Vivobarefoot decidiu a fazer a sua parte. Desenvolveu tênis e sapatos produzidos com plástico reciclado, mais exatamente, cerca de 17 garrafas PET.

Desde 2015 a empresa já trabalha com material reciclado. Em algumas coleções, 50% da matéria-prima era PET reutilizado. Tem, inclusive, sapatos veganos, confeccionados a partir de biopolímeros.

Para produzir a nova linha recém-lançada, a Vivobarefoot compra as garrafas de centros de reciclagem. Depois de lavadas e rótulo retirados, elas são trituradas e transformadas em grânulos, que são derretidos, trefilados e esticados com rolos em longos fios de fibra.

Estas fibras se tornam a matéria-prima dos calçados. Maleáveis e duráveis, elas são tecidas.

Entre as metas estabelecidas pela Vivobarefoot para o futuro está, até 2020, usar 90% de matéria-prima sustentável em todos os seus produtos.


O cara do mata-mata: pelo Cruzeiro, Thiago Neves coleciona 87% de classificações

Previous article

Divórcio é ‘uma coisa feia’, diz papa Francisco

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo