DestaquesNotíciasUSA

Preso chefe de milícia que detém imigrantes na fronteira com o México, incluindo brasileiros

0

Autoridades norte-americanas prenderam no sábado (20) o líder de um grupo armado responsável por deter imigrantes ilegais que cruzam a fronteira com o México. Larry Hopkins, líder do grupo Patriotas Constitucionais Unidos (UCP), foi preso em uma investigação sobre porte de armas que acabou por levar à tona a ação da milícia.

Segundo a agência Reuters, os integrantes do grupo usam uniformes semelhantes aos militares para abordar os imigrantes, principalmente no estado do Novo México. Armados, eles detêm os grupos até a chegada dos oficiais de fronteira.

Os líderes dos UCP afirmam ter ajudado as autoridades fronteiriças dos Estados Unidos a deterem cerca de 5,6 mil imigrantes em apenas 60 dias. O grupo diz que a presença de dois meses na fronteira visa apoiar a Patrulha de Fronteira dos EUA, que está sobrecarregada por números recordes de famílias centro-americanas em busca de asilo.

A ONG União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que denunciou o grupo, apresentou às autoridades norte-americanas uma comunidade atribuída aos UCP nas redes sociais. Na página, uma usuária identificada como Debbie Collins Farnsworth publicou fotos de que ela diz serem de brasileiros detidos. O Itamaraty disse que o Consulado do Brasil em Houston, no Texas, está a par da situação. Porém, o governo brasileiro não recebeu nenhum relato relacionado às milícias envolvendo brasileiros.


Washington DC oferece US$ 10 milhões por informação sobre o Hezbollah

Previous article

Pergunta sobre cidadania em Censo dos Estados Unidos é debatida na Justiça

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques