DestaquesNotíciasUSA

Comentário polêmico sobre imigrantes feito pelo chefe do USCIS

0

A famosa inscrição na Estátua da Liberdade que acolhe os imigrantes é destinada a “pessoas da Europa”, disse o diretor em exercício do Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS), Ken Cuccinelli, na terça-feira.

O poema de Emma Lazarus se refere aos europeus de “sociedades de classe que eram consideradas miseráveis ​​se não estivessem na classe certa”, disse Cuccinelli na CNN. Horas antes, na estação de rádio NPR, Cuccinelli foi perguntado se as palavras: “Dê-me seus seres pobres e cansados” faziam parte da identidade dos Estados Unidos. Cuccinelli respondeu: “Está certo: ‘Dê-me seus seres pobres e cansados ​​que podem ficar de pé e não se tornarão um fardo público.” O comentário de Cuccinelli foi feito um dia depois que a administração Trump anunciou que tentaria negar residência aos migrantes que solicitam Medicaid, vale-alimentação e outras formas de assistência pública. Essa medida provocou críticas de democratas e ativistas que disseram que seu objetivo é favorecer os imigrantes com mais recursos financeiros e rejeitar os países pobres da América Latina e da África.

As palavras de Cuccinelli também deram origem a reações adversas. “Este governo finalmente admitiu o que conhecemos há muito tempo: eles acreditam que a Estátua da Liberdade é apenas para brancos”, twittou o ex-representante do Texas e candidato presidencial democrata Beto O’Rourke. O presidente Donald Trump tem se inclinado a políticas de imigração mais restritivas, que encorajaram seus partidários e foram cruciais para sua vitória nas eleições de 2016. Ele também falou depreciativamente sobre imigrantes de países onde seus habitantes são na maioria negros ou hispânicos. Por exemplo, ao lançar sua campanha para 2016, descreveu os imigrantes mexicanos como estupradores e criminosos.

Mais tarde, naquele mesmo ano, durante uma reunião privada, ele descreveu algumas nações da África e da América Central como “países ruins” e sugeriu que o país recebesse mais imigrantes de países europeus com uma população predominantemente branca, como a Noruega. O poema de Lázaro, escrito em 1883, fundido em bronze e colocado dentro do pedestal de 1903, serviu de farol para milhões de migrantes que o antecederam quando ele chegou aos EUA pela baía de Nova York. Quando perguntava a Trump sobre os comentários de Cuccinelli sobre a NPR, ele parecia endossá-los. “Não acho justo que os contribuintes paguem pelas pessoas que vêm para cá”, disse Trump a repórteres antes de embarcar no avião presidencial para ir à Pensilvânia. “Acho que estamos indo bem.”

 


Temor de recessão global faz dólar fechar acima de R$ 4

Previous article

Gabigol torce por final feliz com Balotelli no Flamengo: “Espero que venha”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques