ComunidadeDestaquesNotícias

Nos EUA, 7 estados e Porto Rico reabriram a economia, mas ritmo de mortes pode aumentar

0

Sete estados dos EUA e Porto Rico começaram na segunda-feira (4) a reabrir sua economia, enquanto de maneira privada a Casa Branca estima que o ritmo de mortes causadas pelo coronavírus pode duplicar até chegar a 3 mil por dia, segundo informaram veículos da imprensa local. O governo nega a avaliação.

Sete estados: Flórida, Indiana, Kansas, Missouri, Nebraska, Carolina do Sul, Virgínia Ocidental e Porto Rico começaram a abrir as portas de alguns restaurantes, academias e salões de beleza.

No entanto, a reabertura ocorre de maneira gradual. Cada estado pode definir suas próprias regras sobre quais negócios podem ser retomados e em que condições, e quais devem permanecer fechados.

Por exemplo, na segunda-feira (4), a maior parte dos restaurantes e lojas da Flórida puderam colocar um cartaz de “aberto”, mas só podiam servir clientes até chegar a 25% de sua capacidade.

O plano de reabertura na Flórida não vale para os dois condados da área metropolitana de Miami (Miami-Dade e Broward) nem a Palm Beach, que seguirão em quarentena por terem sido os mais atingidos pelo coronavírus, que em todo estado causou mais de 35 mil contágios e mais de 1,3 mil mortes.

No estado, as academias e salões de beleza continuam fechados. Esses estabelecimentos puderam reabrir em outros estados, como Missouri e Carolina do Sul.

No total, 24 dos 50 estados norte-americanos já reabriram parte de suas economias, ao passo que os estados mais atingidos pela pandemia, como New York, New Jersey e Michigan continuam fechados. Esses, no entanto, planejam começar uma reabertura por fases nas próximas semanas.

Por sua vez, o governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, anunciou que na próxima sexta-feira lojas de menores dimensões como livrarias, floriculturas, lojas de brinquedo e de artigos esportivos, poderão começar a abrir. Restaurantes ainda não receberam a mesma autorização.

A Califórnia foi um dos primeiros estados a serem atingidos pelo coronavírus, mas nas últimas semanas conseguiu reduzir o número de contágios, que chegou a 52 mil no total.

Enquando os preparativos para reabrir a economia aceleram, o governo norte-americano revisou suas previsões sobre a mortalidade do vírus, segundo os jornais The New York Times e Washington Post, que tiveram acesso na segunda-feira a um documento interno do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

Apesar dos riscos, o presidente convidou os estados a reabrir seus negócios, na tentativa de evitar uma deterioração ainda maior na economia, com altos números de desemprego e endividamento. Na segunda, Trump deu permissão ao Departamento do Tesouro para emitir títulos de dívida no valor total de US$ 2,99 trilhões de abril até junho, com o objetivo de financiar as medidas de estímulo econômico.


EUA registram mais de 70 mil mortes por Covid-19, segundo monitoramento

Previous article

Novo coronavírus tem origem animal, afirma Organização Mundial da Saúde

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade