MundoNotícias

O que pessoas alérgicas ao álcool podem usar para higienizar as mãos

0

Durante o período da pandemia da pandemia do novo coronavírus, uma das principais recomendações dos médicos e especialista é lavar as mãos para evitar que o vírus seja levado para as mucosas da boca, do nariz ou dos olhos. 

Quando não é possível usar água e sabão, o ideal é fazer uso do álcool 70% em gel, espalhando o produto pelos dedos, palmas e costas das mãos.

Mas, se você for alérgico a este produto e não tiver próximo de uma torneira, o que fazer?

Apesar de ser uma condição bem rara, segundo Paulo Criado, coordenador do departamento de medicina interna da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), quando há alergia ao álcool, existem poucas alternativas para fazer a substituição.

“Uma delas é a aplicação, por ao menos um minuto da chamada solução de povidine tópica, que tem como base o iodo e é encontrada com facilidade em farmácias”, orienta o médico.

O inconveniente deste método é que ele deixa as mãos com um tom marrom amarelado até que elas sejam lavadas com água em abundância.

“Esta é apenas uma questão estética, já que a solução é efetiva para inativar o vírus”, explica.

Já a dermatologista Natasha Crepaldi cita como um substituto ao álcool a clorexidina em solução aquosa, também vendida em farmácias, ou, em último caso, diluir água sanitária. A médica orienta que, em caso de alergia ao álcool em gel, o melhor é carregar uma garrafinha com água e sabão.


Covid-19: Justiça autoriza clubes de striptease contraírem empréstimos emergenciais

Previous article

Conselheiro de Trump diz que EUA ainda não controlaram a pandemia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo