DestaquesNotíciasUSA

Alerta confirmado: Duas tempestades tropicais simultâneas se aproximam dos EUA

0

A temporada de furacões de 2020 no Atlântico Norte segue fazendo história e surpreendendo a todos. Neste momento, dois sistemas tropicais ameaçam atingir a costa sul dos Estados Unidos, um seguido do outro, algo muito incomum de acontecer! Duas tempestades tropicais, Marco e Laura, estão avançando simultaneamente sobre o oceano no Golfo do México.

É raro haver duas tempestades tropicais no Golfo do México ao mesmo tempo! De acordo com registros da NOAA, isso ocorreu apenas duas vezes na história, em junho de 1959 e setembro de 1933, sendo essa a terceira vez.

Marco se originou a partir de uma onda tropical que ganhou força no Caribe central na quarta-feira da semana passada (19). No dia 20 o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) designou essa onda como Depressão Tropical 14. Sua intensificação foi relativamente lenta, a princípio, se desenvolvendo para Tempestade Tropical Marco no sábado (22), a oeste de Belize e da costa sudeste do México.

Belski's Blog: Marco...... Laura

Marco seguiu uma trajetória para norte, sem tocar o continente, até chegar ao Golfo do México, onde ganhou força e evoluiu para um furacão categoria 1 nesse domingo (23), se tornando o terceiro furacão da temporada desse ano. Entretanto, ainda no domingo, Marco perdeu força e voltou a categoria de tempestade tropical.

Os impactos da tempestade Marco já estão sendo sentidos ao longo da costa da Louisina até o noroeste da Flórida, com ondas fortes e chuvas torrenciais. Avisos de tempestade foram emitidos para grande parte do estado de Louisiana e a costa do estado de Mississipi, devido as inundações previstas. Ventos de 60 a 100 km/h são esperados ao longo da costa desses dois estados, incluindo a cidade de Nova Orleans. Marco deve tocar o continente na costa de Louisiana na noite de hoje.

A Tempestade Tropical Laura se desenvolveu no Oceano Atlântico, a apenas algumas centenas de quilômetros a leste/sudeste das Ilhas Leeward, na sexta-feira (21), quebrando o recorde de formação mais antecipada de uma tempestade de letra “L” durante a temporada. O recorde anterior era da tempestade Luis, que se formou no dia 29 de agosto de 1995.

Laura causou chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações em sua passagem pelo Haiti e República Dominicana. Pelos menos 12 mortes foram registradas em decorrência da tempestade, 3 na República Dominica e 9 no Haiti. Atualmente Laura está atuando na costa sul de Cuba, podendo gerar chuvas fortes e inundações em Cuba e na Jamaica.

Ao encontrar as águas quentes do Golfo do México, Laura deve evoluir para um furacão de categoria 1, podendo chegar até mesmo a uma categoria 3. As previsões indicam que Laura deve atingir a costa do Texas e Louisiana como um furacão de categoria 2 na quarta-feira (26). Partes de Louisiana não terão tempo de se recuperar, pois Marco deve deixar de influenciar o estado na terça, mas logo na quarta pela manhã já estarão sentindo os efeitos da chegada de Laura!

A temporada de furacões de 2020 do Atlântico Norte pode ser uma das mais ativas da história, novas previsões indicam uma atividade de sistemas tropicais bem acima da média! Até o momento 13 tempestades tropicais foram registradas, incluindo Laura e Marco, e 3 furacões (Hanna, Isaias e Marco). // Tempo.com


VÍDEO: Polícia dos EUA atira em homem negro na frente dos filhos, diz advogado

Previous article

Exploring Unknown Cultures, Emotional Transitions, Modern Solitude, and Community Needs

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques