ComunidadeDestaquesNotícias

Acordo abre caminho para livre comércio entre Brasil e EUA, avalia CNI

0

O anúncio do acordo de facilitação de comércio e boas práticas regulatórias entre o Brasil e os Estados Unidos, que será assinado hoje, abre o caminho para “uma negociação mais ambiciosa e que permita o livre comércio entre os dois países no futuro”, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para a entidade, embora não tratem de acesso aos mercados, os acordos abordam temas que permitem a economia de custos e ampliação da competitividade na relação entre os países. “Há grande expectativa no setor privado para iniciarmos as negociações dos acordos de livre comércio e para evitar a dupla tributação”, afirma o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, em nota.

A redução da burocracia, dos custos de transação e dos atrasos relacionados ao fluxo comercial, diz a entidade, proporcionarão “maior competitividade e eficiência às operações comerciais realizadas entre os dois países”. Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), a adoção de iniciativas de facilitação de comércio pode reduzir os custos no comércio internacional em até 14%, acrescenta a nota. Além disso, o estabelecimento de boas práticas regulatórias contribuirá “para promover maior transparência, coerência e segurança jurídica para a atividade econômica, com a consequente redução de custos e o estímulo ao crescimento e criação de empregos”. // Valor Investe.


EUA: Condenada por matar grávida será a primeira mulher executada pelo governo federal em 70 anos

Previous article

EUA: Mulher é resgatada após ficar perdida por duas semanas em parque nacional em Utah

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Comunidade