DestaquesNotíciasUSA

Eleição nos EUA: Apuração no Arizona divide imprensa americana. Trump quer recontagem

0

Os Estados Unidos amanhecem nesta quinta-feira com a esperança de que o novo presidente do país seja conhecido nas próximas horas, com o avanço da apuração nos estados de Pensilvânia, Arizona, Carolina do Norte, Geórgia e Nevada, e a mídia americana dividida quanto à projeção dos resultados.

A virada de Joe Biden em Michigan e Wisconsin, na quarta, consolidaram a liderança democrata, mas o presidente Donald Trump ainda tem chances de ser reeleito. Diante da incerteza, a campanha republicana anunciou ter entrado com ações judiciais para suspender a contagem em Michigan e Pensilvânia, estados decisivos do Meio-Oeste. Os republicanos também disseram ter pedido recontagem em Wisconsin e entrado com uma ação na Geórgia.

Até o início desta manhã, as projeções do resultado feitas pela imprensa americana apresentavam divergências: enquanto a agência AP e a Fox consideravam que Biden venceu no Arizona, o que lhe daria 264 delegados no Colégio Eleitoral, contra 214 de Trump, a CNN e o New York Times consideravam que ainda é cedo para cravar a vitória do democrata no estado. Nesse caso, ele teria 253 votos assegurados, e Trump 214. Para vencer, são necessários 270.

Portal O Globo usa o mapa do Colégio Eleitoral da AFP, que se baseia em projeções da mídia americana, como a Fox News. Inicialmente, o mapa marcava o Arizona para Biden, mas diante do avanço da apuração, em que a vantagem para o democrata era muito estreita, a agência resolveu tirar o Arizona da lista dos estados com resultado projetado.


Eleição nos EUA: Sem resultado sobre novo presidente, o que acontece agora?

Previous article

Apuração: Campanha de Trump sofre derrotas jurídicas na Georgia e em Michigan

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques