DestaquesNotíciasUSA

Covid-19: Uso de máscaras em transportes públicos agora é obrigatório em todo os EUA

0

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA emitiu uma ordem, na noite de sexta-feira, exigindo o uso de máscaras faciais em quase todos os meios de transporte público a partir de segunda-feira, enquanto o país continua a contabilizar milhares de mortes por Covid-19.

O pedido, que entra em vigor às 23h59m, exige que todos os passageiros usem máscaras em aviões, navios, trens, metrôs, ônibus, táxis e caronas, além de centros de transporte, como aeroportos e terminais de ônibus, estações de trem e metrô e portos.

Biden Calls Trump a 'Fool' for Not Wearing Mask in Coronavirus Crisis - The  New York Times

O presidente Joe Biden havia determinado, no último dia 21, que as agências governamentais “agissem imediatamente” para exigir o uso de máscaras nesses ambientes. Sob a administração de Donald Trump, que foi presidente até o dia 20, uma ordem referente ao uso da proteção emitida pelo CDC foi bloqueada, e a agência fez apenas recomendações de uso. Trump também rejeitou os esforços do Congresso para impor a utilização de máscaras. “A exigência de máscaras em nossos sistemas de transporte protegerá os americanos e dará a confiança de que podemos viajar com segurança, mesmo durante a pandemia”, diz o pedido de 11 páginas assinado por Martin Cetron, diretor da Divisão de Migração Global e Quarentena do CDC. A Covid-19 pelo mundo:Restrições aumentam na Europa e contágios diminuem nos EUA

Covid-19: EUA registram 50 mil casos em 24h; Reino Unido aumenta restrições  - ISTOÉ Independente

Embora as companhias aéreas e a maioria dos meios de transporte já exijam a utilização, a ordem do CDC tornará a falta do uso uma violação da lei federal. Isso deve faciltar a atuação dos comissários de bordo e funcionários destes locais, para que possam exigir o cumprimento da regra. Um grupo de companhias aéreas dos EUA disse a Biden, este mês, que as transportadoras tiveram que barrar “milhares de passageiros” em voos futuros por não cumprirem as políticas de máscara das empresas.

O CDC, por sua vez, informou que as pessoas que violarem a ordem podem enfrentar penalidades criminais, mas sugeriu que penalidades civis seriam mais adequadas. A ordem será executada pela Administração de Segurança de Transporte, além das agências federais, estaduais e locais. Coronavírus:Um ano após a primeira morte na China, origem do coronavírus continua incógnita.

Covid-19: Brasil volta a ser 3° país com mais casos no mundo | VEJA

De acordo com o texto, os passageiros devem usar máscara durante o trânsito, exceto por breves períodos, como casos em que precisem comer, beber ou tomar medicamentos. As únicas exceções são para viajantes menores de 2 anos e pessoas que apresentem determinados quadros clínicos. Passageiros e motoristas em carros particulares e caminhoneiros comerciais que estejam sozinhos não precisam usar a proteção. As companhias aéreas dos EUA levantaram preocupações esta semana sobre os pedidos dos passageiros que pedem para não usar a máscara por motivos de saúde. Nestes casos, a ordem do CDC diz que as companhias aéreas, assim como a demais empresas de transporte, podem exigir a documentação médica, bem como um teste Covid-19 negativo.

Como se proteger da covid-19 no ônibus, no trem e no metrô - BBC News Brasil

O CDC também informou, esta semana, que avalia a obrigatoriedade de testes negativos para viagens aéreas domésticas, depois de fazer essa exigência em quase todas as viagens internacionais, desde 26 de janeiro. A ideia, porém, enfrentou uma forte oposição por parte das companhias. As agências federais também  devem apresentar planos, até sexta-feira, para fazer cumprir uma outra ordem, esta assinada por Biden, que exige o uso de máscaras em todos os prédios federais. Um memorando da Casa Branca, emitido no último dia 24, também diz que as viagens domésticas para funcionários federais “devem ser limitadas a apenas viagens de missão crítica”, e a ocupação em escritórios federais deve ser limitada a 25% durante.


Jill Biden: Primeira-dama dos EUA vai ajudar a reunir crianças imigrantes com os pais

Previous article

EUA: Deputado de Massachusetts testa positivo para Covid-19 após 2ª dose da vacina da Pfizer

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques