DestaquesNotíciasUSA

Ida: Força do furacão faz água retornar pela foz do Rio Mississipi. Biden decreta zona de desastre

0

O poderoso furacão categoria 4 Ida chegou com tamanha força ao litoral do estado norte-americano da Louisiana que chegou a reverter o curso do Rio Mississippi em sua foz junto ao Golfo do México, indicaram dados de estações hidrológicas do USGS.

Um medidor do U.S. Geological Survey na localidade de Belle Chasse, ao Sul de Nova Orleans registrou o fluxo do Mississippi retrocedendo por volta do meio-dia de domingo por causa da quantidade de água que Ida acumulou pela elevação da maré (storm surge) e o vento intenso de mais de 200 km/h.

O porta-voz do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, Ricky Boyette, confirmou que os engenheiros detectaram um “fluxo negativo” no Rio Mississippi como resultado da tempestade. O medidor não mede a vazão de todo o rio, então é possível que as porções mais profundas do Mississipi não tenham invertido a direção do fluxo. O fato inusitado, além de breve, ocorreu apenas na região da foz e não ao longo de todo o rio que é muito extenso e um dos mais importantes da América do Norte.

Nos dias que antecederam a chegada de Ida, o rio que deságua no Golfo do México teve uma vazão de cerca de 91 mil metros cúbicos por segundo. No pico da reversão de fluxo, estava fluindo quase 12 mil metros cúbicos por segundo rio acima. A reversão ocorreu por algumas poucas horas. Embora raro, a mudança de curso do rio não é sem precedentes, ocorrendo durante o furacão Katrina em 2005 e o furacão Isaac em 2012.

Hurricane Ida wipes out power in New Orleans and batters US Gulf Coast |  Financial Times

Este fenômeno do vento influenciar cursos d’água é bastante conhecido, Na área de Porto Alegre, por exemplo, apesar de não haver uma grande reversão do fluxo das águas, quando há vento Sul muito forte há um represamento das águas do Guaíba que escoam para a Lagoa dos Patos. Este tipo de situação é a que mais preocupa quando há uma enchente porque o Guaíba tende a subir muito com a presença do vento Sul. E o oposto já ocorreu com recuo das águas do Guaíba. O mesmo efeito de represamento ocorre em Pelotas e Rio Grande com inundações quando o nível da lagoa está muito alto após um ou mais eventos de chuva volumosa no Rio Grande do Sul com cheias de rios. O furacão monstro Ida tocou terra (landfall) às 13h55 (hora de Brasília) como uma tempestade categoria 4 com vento máximo sustentado de 241 km/h e uma pressão mínima central de 930 hPa em Porto Fourchon, estado norte-americano da Louisiana.

1st death from Hurricane Ida, power out across New Orleans | CTV News

Biden decreta zona de desastre

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou situação de desastre no estado de Louisiana e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação nas áreas afetadas pelo furacão Ida, informou a Casa Branca no domingo (29). O Ida atingiu o continente como um furacão de categoria 4 na tarde de domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi e deixar 1,8 mil mortos e bilhões em prejuízos.

Foto mostra a cidade de Nova Orleans, Louisiana, no primeiro dia da chegada do furacão Ida, que provocou ventos de 240 km/h — Foto: Patrick T. Fallon/AFP

Com ventos de 230 km/h, o Ida é o 5º furacão mais forte da história a atingir o continente, segundo a agência de notícias Associated Press.
Mais de um milhão de clientes na Louisiana estão sem energia elétrica, de acordo com o site PowerOutage.us, que monitora quedas de energia. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido. “A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar moradores e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre”, disse a Casa Branca.

Ida weakens to a Tropical Storm, Storm Surge, Wind and Rain remain a concern

A primeira morte causada pelo furacão foi confirmada no domingo: um homem de 60 anos que teve a casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital de Louisiana. Na manhã desta segunda-feira (30), o Ida atingiu o estado do Mississippi e foi rebaixado para uma tempestade tropical, com ventos de 97 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). “Um rápido enfraquecimento adicional está previsto”, afirmou o NHC, “e espera-se que Ida se torne uma depressão tropical nesta noite”.

Hurricane Ida: New Orleans loses power as storm strikes - BBC News


Atenção: Furacão Ida sobe para categoria 4 e atingirá EUA com ventos de mais de 240 km/h

Previous article

Seductive Isolation, Community Strength & Family Gay Conflict

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques