DestaquesMundoNotícias

Atenção: China monitora possível pouso de voo de Nancy Pelosi em Taiwan, e aviões de guerra sobrevoam ilha

0

O governo chinês disse que monitora de perto o itinerário do voo que transporta a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, na manhã desta terça-feira (2). Embora Washington não tenha confirmado o destino do voo, a imprensa chinesa afirma que a comitiva está a caminho de Taiwan.

Pequim disse considerar a possível visita uma provocação e prometeu fortes represálias aos Estados Unidos caso Pelosi vá à ilha. Um avião do governo dos Estados Unidos se aproxima do aeroporto de Taipei, segundo mostra o site de monitoramento de voos Flight Radar 24. Também nesta manhã, aviões de guerra chineses sobrevoam a linha que divide o Estreito de Taiwan.

Pelosi em Taiwan: Por que a China está furiosa com os EUA

O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. O voo, no entanto, não apresentava destino final. Ao se aproximar de Taiwan, o site Flight Radar atualizou que o local de pouso da aeronave é o aeroporto de Taipei. O site também mostra um roteiro do voo incomum para o trajeto entre a origem e o destino. A aeronave fez uma grande curva contornando o mar da China. O governo dos Estados Unidos ainda não se pronunciou sobre se Pelosi irá a Taiwan.

EUA “pagarão o preço” se Nancy Pelosi for a Taiwan

O governo chinês voltou a dizer nesta terça-feira (2) que os Estados Unidos “pagarão o preço” se a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi (foto), for a Taiwan durante sua viagem à Ásia. Pequim considera Taiwan parte de seu território e advertiu que vai encarar uma visita de Pelosi à ilha como uma provocação. “Os Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”, afirmou o ministério das Relações Exteriores chinês.

Na semana passada, em conversa com Joe Biden, o presidente Xi Jinping advertiu Washington sobre a viagem e disse para os americanos “não brincarem com fogo”. A parlamentar americana desembarcou hoje na Malásia, onde se reuniu com o primeiro-ministro Ismail Sabri Yaakob. O itinerário da presidente da Câmara americana não inclui uma passagem por Taiwan, mas a imprensa dos Estados Unidos noticiou ontem que a deputada deve visitar a ilha nos próximos dias.


Imigrante brasileiro é resgatado de canal na fronteira dos EUA com México

Previous article

México: 45 imigrantes são resgatados de compartimento em caminhão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaques