DestaquesNotíciasUSA

Atenção: Nova York declara estado de emergência devido à chegada de milhares de imigrantes

0

O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, declarou estado de emergência nesta sexta-feira (7) em resposta aos milhares de imigrantes latino-americanos que têm chegado à cidade nos últimos meses a partir da fronteira sul dos Estados Unidos. Eles estão sobrecarregando o sistema de abrigos para sem-teto na metrópole.

Nova York prevê gastar US$ 1 bilhão para administrar o fluxo desses requerentes de asilo, disse Adams em um discurso na prefeitura. Mais de 17 mil pessoas chegaram a Nova York desde abril. Uma média de cinco ou seis ônibus chegam a cada dia desde o início de setembro. Na quinta-feira foram nove, disse Adams.

Imigrantes em Washington em 30 de julho, depois de chegar de ônibus do Texas — Foto: REUTERS

O aumento de chegada dos imigrantes levou a um nível sem precedentes o número de pessoas em abrigos em toda a cidade. “Embora nossa compaixão seja ilimitada, nossos recursos não são”, justificou Adams, pedindo apoio aos governos federal e estadual. “Estamos à beira de um precipício.” O estado de emergência tornará mais fácil para as agências da cidade coordenarem sua resposta à situação mais rapidamente, disse Adams.

O governador do Texas, Greg Abbott, um republicano que busca um terceiro mandato nas eleições de meio de mandato de novembro, mandou mais de 3.000 imigrantes para Nova York como parte de um esforço deliberado para chamar a atenção para os recordes de travessias na fronteira EUA-México. Adams criticou Abbott por não alertar as autoridades da cidade ao enviar migrantes para o norte.

Imigrantes venezuelanos são recebidos em uma igreja em Martha’s Vineyard — Foto: Ray Ewing/Reuters

“Milhares de requerentes de asilo foram levados de ônibus para a cidade de Nova York e simplesmente deixados sem aviso, coordenação ou cuidado”, acusou o democrata Adams na sexta-feira, chamando a crise de “fabricada”. O governador da Flórida, Ron DeSantis, um republicano, recentemente levou um grupo de cerca de 50 imigrantes para o rico enclave de Martha’s Vineyard, em Massachusetts. Os democratas acusam Abbott e DeSantis de usar migrantes vulneráveis ​​politicamente, enquanto os republicanos culpam o governo do presidente Joe Biden por não conter a maré na fronteira. A cidade de El Paso, controlada pelos democratas, transportou cerca de 7.000 imigrantes de ônibus para Nova York desde o final de agosto, embora os líderes da cidade digam que estão coordenando com autoridades de Nova York, ao contrário de Abbott.


Programa DACA ainda valendo para dreamers registrados, casos novos estão bloqueados

Previous article

Imigração: Após ser declarado “ilegal”, DACA deve prosseguir por algum tempo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques