O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, desafiou o presidente Biden por seu “esquecimento” em ajudar os países latino-americanos durante a Cúpula de Líderes da América do Norte na segunda-feira. Ele também o encorajou a priorizar a resolução da crise migratória que afeta a fronteira EUA-México.
Embora os comentários públicos tenham um tom positivo, López Obrador pressionou Biden sobre seu “abandono” e “esquecimento” para ajudar os países da América Central . “Este é o momento de decidirmos acabar com esse abandono, esse desdém e esse esquecimento da América Latina e do Caribe”, disse López Obrador em entrevista coletiva na segunda-feira. López Obrador também disse que Biden tem a “chave” para melhorar a vida na região.
“Você tem a chave na mão”, disse o líder mexicano sobre o presidente dos Estados Unidos. Na terça-feira, os comentários de López Obrador foram mais positivos ao elogiar Biden por não construir “nem um metro de muro”, uma referência clara ao antecessor de Biden, o ex-presidente Donald Trump. Ainda assim, López Obrador instou Biden a “insistir” que o Congresso faça mais acomodações para permitir que migrantes mexicanos indocumentados trabalhem em indústrias onde os empregadores americanos estão lutando para contratar.
Comments