O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por meio de nota na tarde desta segunda-feira (25), que “presta assistência consular aos familiares” da servidora pública do Distrito Federal Renata Moraes Rios, encontrada morta em uma praia na Itália. Ao g1, a pasta também afirmou que mantém interlocução sobre o caso com as autoridades italianas.
A brasiliense Renata Moraes Rios, de 45 anos, foi encontrada morta na praia de Is Arenas, na Sardenha, uma ilha na Itália, no domingo (24). A reportagem tenta contato com a família de Renata. Renata era técnica judiciária. Por causa do direito à privacidade, segundo o Itamaraty, outras informações sobre o caso só poderão ser repassadas mediante autorização dos familiares da vítima. Conforme uma amiga de Renata, a brasiliense teria se afogado e não há sinais de violência no corpo.
“Em caso de falecimento de cidadãos brasileiros no exterior, os consulados brasileiros poderão prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito, tão logo terminem os trâmites obrigatórios realizados pelas autoridades locais”, pontua o MRE.
Servidora estava em congresso de psicologia
De acordo com Monique Alvarenga, que trabalhava com Renata, a técnica judiciária viajou para a Itália para um congresso de psicologia e teria se afogado ao entrar no mar durante a noite. “Ela estava em um congresso de psicologia. Parece que entrou no mar à noite e o corpo foi encontrado”, conta a amiga da vítima. De acordo com o jornal italiano Rai, Renata Moraes Rios estava hospedada em um acampamento próximo à praia. Na página do congresso na internet são oferecidos diferentes tipos de hospedagem: tendas, bangalôs, casas “móveis”, entre outros.
Ainda de acordo com a imprensa italiana, o resultado da autopsia, que determinará a causa da morte de Renata, deve ficar pronto na terça-feira (26). Há dois meses, uma turista espanhola se afogou no mesmo lugar que a servidora pública, aponta a reportagem do jornal. Renata participava do 9º Congresso Internacional de Epsicologia — área que estuda a mente e o comportamento humano, além das interações com o ambiente. O evento ocorreu entre a última quarta-feira (20) e domingo. A servidora pública estava listada como uma das participantes que daria um workshop no evento. O g1 tenta contato com a organização do evento.
Comments