DestaquesMundoNotícias

Para facilitar trâmites, Brasil e México emitirão visto eletrônico entre cidadãos dos dois países

0

Brasil e México vão passar a emitir visto eletrônico para viagens turísticas e de negócios entre os cidadãos dos dois países neste mês. De acordo com o Itamaraty, o objetivo é diminuir a burocracia e facilitar o trâmite, já que o brasileiro ou o mexicano não vão precisar ir ao consulado emitir a permissão física para entrar no território estrangeiro.

Não precisa da autorização quem tem passaporte ou documento que comprove residência permanente nos Estados Unidos, no Canadá, Japão, Reino Unido e na Irlanda do Norte, além de qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen ou que sejam membros da Aliança do Pacífico.

Durante nove meses, Brasil e México trabalharam com o visto eletrônico, mas uma falha no sistema fez com que o avanço retrocedesse. De janeiro a agosto deste ano, 140.725 brasileiros chegaram ao México por via aérea, menos da metade do número registrado em 2022, quando 285.972 brasileiros estiveram no país, de acordo com a embaixada do México no Brasil.

A cobrança do visto eletrônico pode ser entendida como mais um passo para tentar eliminar a exigência completa do documento, assim como já ocorre entre Brasil e Japão, medida que passou a valer neste mês para quem ficar até 90 dias no país asiático.


Agenda Cultural: 18 October, 2023

Previous article

Filho de brasileiros, deputado nos EUA é acusado de ter cometido mais crimes eleitorais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques