Há aproximadamente 36 anos, o jornalista Francisco Sampa, como inúmeros brasileiros na época, deixou a região da Grande São Paulo (SP) em busca de novas oportunidades na Terra do Tio Sam. Natural de Recife (PE), ainda com 9 anos de idade, mudou-se com a mãe viúva para o bairro de Santana, na Zona Norte da capital paulista, no qual trabalhou como engraxate, auxiliar de padeiro, entre outras atividades.
Em Guarulhos (SP), passou horas dentro de ônibus e trens rumo a Osasco (SP), onde trabalhou como auxiliar de laboratório. Poucos anos mais tarde, ingressou como funcionário civil na Base Aérea de São Paulo (BASP), engraxando sapatos, limpando e efetuando serviços gerais. Foi transferido para trabalhar no Cinema Santos Dumond, na base aérea, onde aprendeu o ofício de operador e programador cinematográfico e cursou QTA.AR. Além disso, cursou a Faculdade de Direito na Faculdade Integrada de Guarulhos até o 3º ano.
Em 1980, Sampa, cujo nome de batismo é José Francisco da Silva, deu baixa na Força Aérea e iniciou trabalho numa rede de lojas especializada em eletrodomésticos, cine, foto e som, quando concluiu o curso de Hotelaria no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), formando-se em Psicologia & Técnicas de Vendas.
Quis o destino, que em 1986, entrou na loja um cliente português, o Sr. Antero Cruz, morador em Newark (NJ), que comprou um videocassete para dar de presente. Durante a conversa, Sampa demonstrou curiosidade sobre a vida nos Estados Unidos e o Sr. Cruz disse-lhe que, caso conseguisse o visto de entrada no país, o receberia no aeroporto. Poucos tempo depois, Sampa, munido de seus documentos, foi ao Consulado-Geral dos EUA, localizado no elegante bairro Jardins, na capital paulista, e aplicou, com sucesso, para um visto de 90 dias e o Sr. Cruz estava no aeroporto para recebê-lo.
Nos anos 90, atuou como apresentador e produtor de eventos do icônico Scorpio’s Restaurant, em Elizabeth (NJ), de propriedade do português Gil Farias. Na ocasião, surgiu o nome “Francisco Sampa”, em decorrência do fato de seu automóvel ostentar a placa decorativa: “Guarulhos – SP (SAMPA)”, em alusão à cidade onde passou a adolescência e início da vida adulta, Nesta época, criou e produziu grandes shows brasileiros na Costa Leste dos Estados Unidos, no ano de 1992 implantou e lançou pela primeira vez o rodeio brasileiro nos EUA.
Na década de 90 criou o primeiro Telejornal na TV americana,”Canal Brasil News
Network- CBNN”, um programa na TV portuguesa local RTP-USA em Newark, NJ, nos moldes do Jornal Nacional brasileiro, foi locutor oficial de língua portuguesa e redator do site oficial do time de futebol NY Red Bull em Harrison, NJ. Colunista dos principais jornais brasileiros: Brazilian Voice, Brazilian Press, Brazilian Times, Florida Review, colaborador dos jornais Luso-Americano e Portuguese Post. Foi conselheiro do Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em New York.
Francisco Sampa está de volta aos Estados Unidos e lançará o talk show de entrevistas “Papo Reto”, composto por entrevistas, divulgação de fatos, prestações de serviços comunitários como imigração e direitos dos imigrantes, referentes à comunidade de língua portuguesa, entre outros assuntos para todo o país.
Contato: Mr. Sampa Produções. Tel.: (862) 372-3147 (cel), Whats App +55 85 98712-2864.
Comments