MundoNotícias

Operação resgata 41 trabalhadores presos em túnel na Índia há 17 dias

0

Após o resgate dos 41 operários, o foco do governo local muda agora para tentar entender o que causou o acidente e como evitá-lo em novas fases da obra, segundo afirmaram autoridades ao jornal “The Times of India.”

O governo do estado, segundo o jornal, fará uma auditoria em todos os outros 29 pontos do projeto que ainda estão em obras.

Projeto é polêmico e foi criticado pelo Supremo da Índia

O túnel que desabou parcialmente apenas um trecho de cerca de 5 quilômetros de uma polêmica rodovia que o governo está construindo para criar uma rota da peregrinação hindu na região. A rodovia, chamada de Char Dham, é um dos projetos mais ambiciosos do governo do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.

O objetivo é conectar quatro locais de peregrinação através de 889 km de estrada.

As obras no trecho do túnel começaram em 2018 e deveriam ser concluídas até julho de 2022, mas foram adiadas para maio de 2024, segundo um comunicado do governo.

Um dos motivos que chamou a atenção no país foi o custo da obra, de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,3 bilhões). Especialistas alertaram sobre riscos, e um relatório do Supremo Tribunal da Índia de 2020 concluiu que o impacto do projeto não foi devidamente avaliado antes do início da construção

Todos os 41 trabalhadores que haviam ficado presos no túnel no Himalaia foram resgatados, segundo a imprensa local. Parte do grupo ainda aguarda na entrada do túnel, onde receberão um primeiro atendimento médico antes de serem levados a um hospital local.

O resgate foi feito por meio de um túnel estreito, por onde os operários foram transportados, com o auxílio de macas, segundo a imprensa local.

Há 2 horas

Trabalhadores estão em bom estado de saúde, dizem autoridades

Apesar de terem passado 17 dias presos, sem ver a luz do sol e com acesso escasso a comida e água, os 41 trabalhadores da obra que desabou estão em bom estado de saúde, segundo autoridades da Índia.

Uma combinação de fatores ajudou o grupo a manter-se saudável. Entre eles:

·         Logo nos primeiros dias, as equipes de resgate conseguiram bombear oxigênio para dentro do túnel;

·         Por meio de dutos, chegavam diariamente água potável e alimentação;

·         O espaço onde os trabalhadores ficaram presos é amplo: tem cerca de 8 metros de altura e 2 quilômetros de comprimento;

·         No domingo (26), as equipes de resgate enviaram até tacos e bolas de críquete – esporte fortemente popular na Índia.

·         Bom dia. O g1 acompanha o resgate dos 41 trabalhadores que estão presos há 17 dias em um túnel no Himalaia, na Índia. Após semanas de impasse e dificuldades técnicas, o resgate começou nesta manhã, pelo horário de Brasília.

·         Segundo a imprensa do país, o primeiro profissional já foi resgatado.


No Atlético-MG, Hulk perde quase 5 kg em partida contra o Grêmio

Previous article

PCC e Comando Vermelho, podem estar infiltrados em Consulado português no Rio de Janeiro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Mundo