New Jersey- O maior e mais histórico museu do estado de New Jersey abriu as portas para a comunidade brasileira celebrar sua maior e mais expressiva festa popular, o Carnaval. The Newark Museum of Art em Newark, New Jersey, é sede para obras de arte fascinantes, além de abrigar a Casa Ballantine que foi restaurada e permanece com sua estrutura há quase dois seculos.
A instituição tem dedicado parte de seus programas comunitários a fomentação da cultura brasileira, sediando eventos educacionais, culturais e festas que representam a pluralidade e a vasta riqueza da cultura brasileira. Na última quinta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2024, o Carnaval Brasileiro tomou forma no salão principal do museu, em sua segunda edição, apresentando a um público estimado em quase 400 pessoas, incluindo crianças, uma efervescente e animada demonstração dessa grande festa.
Veja algumas das fotos:
Com curadoria do jornalista e ativista cultural Roger Costa, o evento realizado com o apoio do Prudential e patrocínio de vários líderes comunitários, inclusive o Vereador do Bairro Leste, Michael Silva, Silvio de Souza Presidente do Brazilian Press, Francine’s Travel, e Jefferson Printing, iniciou sua programação as 7h e durou ate as 11h com DJ Luciano no comando das marchinhas clássicas e sucessos populares dos anos 90. O empresário Marconi Maia, da Yes Travel Agency, esteve presente e generosamente ofereceu 3 passagens aéreas de ida e volta, que foram sorteadas durante a festa.
O catering ficou por conta de Rafael Moreira, da rede Altas Horas/Cozy Grill, servindo delícias típicas como picadinhos mistos, doces e caipirinhas. O Grupo afro-brasileiro Mambembé NY sob a regência do mestre da percussão Everton Isidoro emocionou e contagiou o público com sua batucada eletrizante, uma homenagem aos blocos afro-baianos como Ile Aie e Filhos de Gandhy. A drag performer e bailarina Isabella Rio prestou homenagem a Carmen Miranda, Ivete Sangalo e ao universo queer, usando trajes como um elegante vestido estampado a Bandeira Brasileira e acessórios que remetem ao Tropicalismo. O cantor Andre Neves, conhecido por sua frequente apresentação em casas de shows de New Jersey, trouxe uma banda incrível onde criou o efeito Trio Elétrico transportando os foliões para as ruas de Salvador com sucessos como “Mila”, “Baianidade Nago” e “Eva”.
O final da noite foi tomado pelo grupo Samba New York! com liderança do mestre da bateria Phillip Galinsky, que após desfilar pela Unidos de Niteroi dois dias antes, desembarcou em Newark especialmente para essa ocasião. O grupo foi formado de bateristas e duas lindas passistas afro-brasileiras que encantaram o público além de interagir e tirar fotos com os fãs. A artista Lunnara Luza foi a convidada para apresentar suas obras de arte, bem como gravuras, pinturas e acessórios. O evento iniciou as comemorações dos 200 anos de aniversário das relações políticas, diplomáticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos.
Além das apresentações musicais que remetem a esse fato, o Mickey e a Magaly da Star Kids Events também estiveram por lá para animar as crianças, e foram surpreendidos com a chegada do Grinch também. Beverly Cavalcante e sua companhia ofereceu a aplicação de brilhos e pinturas para rosto, e os participantes puderam confeccionar suas tiras e turbantes inspirados pelos elementos que caracterizaram Carmen Miranda e sua representação de língua portuguesa pelo mundo afora. O sucesso do Carnaval deste ano demonstra a dedicação do The Newark Museum of Art em alcançar os residentes e culturas presentes em Newark, e poder de união da comunidade em criar lazer para suas famílias e a representação brasileira tão ativa e potencial na cidade. Ano que vem tem mais!
Comments