DestaquesNotíciasUSA

Legisladores dos EUA estão preocupados com o uso do confinamento solitário feito pelo ICE como punição aos imigrantes

0

O Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA “isolou pessoas em suas instalações por meses e até anos, usou o confinamento solitário como punição por infrações menores e colocou pessoas vulneráveis ​​em confinamento solitário, incluindo aquelas com problemas de saúde mental”. Os Sens. Ed Markey e Elizabeth Warren, de Massachusetts, e o senador de Illinois, Dick Durbin, escreveram uma carta ao secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e ao vice-diretor interino do ICE, Patrick Lechleitner, na sexta-feira.

As estatísticas do ICE mostram que a agência detém mais de 38 mil pessoas todos os dias, um aumento de cerca de 15 mil desde que o presidente Biden assumiu o cargo em 2021.

Os senadores citaram um estudo publicado no mês passado que encontrou 1.106 usos de “segregação” (informalmente conhecida como confinamento solitário) no terceiro trimestre de 2023, um aumento de 61% em relação ao ano anterior.

Investigadores da Universidade de Harvard e do grupo sem fins lucrativos Médicos pelos Direitos Humanos basearam a análise em dados do próprio ICE, estabelecendo também que a agência colocou pessoas em confinamento solitário mais de 14.000 vezes nos últimos cinco anos, com uma duração média de 27 dias, “bem acima do limite de 15 dias que, segundo especialistas em direitos humanos das Nações Unidas, constitui tortura”.

Philip Torrey, professor clínico assistente da Faculdade de Direito de Harvard e pesquisador do estudo, disse que, dadas as descobertas, gostariam de ver o ICE “acabar com o uso da segregação e pelo menos iniciar um processo de eliminação gradual para descontinuar seu uso”.

Os legisladores democratas concordaram, escrevendo na sua carta que “no mínimo, o DHS e o ICE deveriam emitir regras vinculativas que limitassem o uso do confinamento solitário e segui-las”.

Os senadores disseram que estão especialmente preocupados com os detidos das populações mais vulneráveis, incluindo pessoas LGBTQ e pessoas com saúde mental e condições médicas crônicas.

A saúde médica e mental continuam a ser as principais razões pelas quais os imigrantes detidos são colocados em segregação, de acordo com dados do ICE no seu website, seguidos por questões de custódia disciplinar e protetora.

Os senadores pediram respostas a Mayorkas e Lechleitner para várias perguntas, incluindo quais medidas foram tomadas para limitar o confinamento solitário, o DHS e o ICE não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre o pedido dos senadores ou o estudo que citaram.

“Em particular, a colocação em segregação administrativa devido a vulnerabilidade especial deve ser usada apenas como último recurso e quando não existirem outras opções viáveis ​​de habitação”.

A agência também concordou em proteger as pessoas trans num memorando de 2015.

Em 2019, uma investigação da NBC News em parceria com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação e outras organizações noticiosas descobriu o uso generalizado do confinamento solitário para imigrantes detidos sob custódia do ICE durante as administrações Obama e Trump.

O presidente também foi criticado durante o seu mandato pelo aumento do uso das chamadas habitações restritivas nas prisões federais, apesar de uma promessa de campanha de acabar com o confinamento solitário, exceto por razões “muito limitadas”.

Jesse Franzblau, analista político do Centro Nacional de Justiça para Imigrantes, que fornece representação legal aos detidos, disse acreditar que o que tem acontecido nas instalações federais precisa de mudar porque é “arbitrário”.


Eleições 2024: Mister Sampa entrevista a candidata Helena Vinhas

Previous article

Atenção: Paraquedista brasileiro morre após colidir com colega no ar durante salto na Flórida

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques