BrasilDestaquesNotícias

Ostentando vida luxuosa, traficante português é preso durante operação em SC

0

Foi preso no início da manhã de quarta-feira (10) um traficante português que fazia parte de dois dos principais grupos criminosos especializados no narcotráfico em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Conforme a investigação, ele ostentava uma vida luxuosa derivada do crime. A operação Squadrone executa medidas cautelares de prisões temporárias, além de buscas e apreensões e bloqueios de contas bancárias em quatro estados brasileiros.

Entre os crimes em que o grupo estaria envolvido estão tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e comércio ilegal de munições e armas de fogo.

A 2° Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil do Rio Grande do Sul alega que as investigações começaram há cerca de 15 meses, quando um casal foi preso em flagrante comercializando crack em Porto Alegre, capital gaúcha. Ele tinha passagens policiais em Santa Catarina, e a mulher, paranaense, era menor de idade.

As investigações que se seguiram indicaram a existência de uma espécie de “aliança” entre dois dos principais grupos de narcotráficos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No caso gaúcho, o grupo teria origem no Vale dos Sinos, e em Santa Catarina, na Capital, Florianópolis.

Um dos alvos da operação era quem negociava entre as facções, especialmente crack e cocaína. Números levantados nas investigações apontaram que eles movimentaram mais de R$ 5 milhões com a venda de drogas em um intervalo de 15 dias.

Empresas de fachadas no Paraná e em São Paulo, e uma casa de câmbio em Santa Catarina, também alvos da operação, eram usadas para receber o dinheiro em espécie provenientes da venda de drogas.

Em setembro de 2023, um dos líderes da facção de Santa Catarina foi morto por uma facção rival na cidade de Criciúma.

Investigações policiais apontaram como um dos principais alvos da operação um português naturalizado brasileiro, que utilizava as redes sociais para vender os entorpecentes. Ele, que atualmente cumpre pena em Portugal, ostentava uma “vida de luxo” com o dinheiro arrecadado com o tráfico.

Alguns dos envolvidos no esquema já estavam presos, mas mesmo dentro do sistema prisional continuavam atuando e usavam o dinheiro do tráfico para obterem “regalias”, afirmou a nota da Polícia Civil.


Médico de Massachusetts é acusado de abuso sexual por mais de 200 pacientes

Previous article

Presidente da Argentina quer mudar idade de punição de adolescentes de 16 para 12 ou 14 anos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil