DestaquesMundoNotícias

Milhares de brasileiros pagam para regularizar documentos em Portugal

0

Mais de 20 mil brasileiros aceitaram pagar a taxa de agendamento na imigração e prosseguiram para a tentativa de concluir seus processos de regularização em Portugal. Os imigrantes do Brasil são a maioria entre os cerca de 50 mil estrangeiros que prosseguiram com o processo, apesar dos problemas que geraram uma crise na imigração.

O número ainda está bem abaixo dos mais de 400 mil processos pendentes de resolução, sendo a maioria brasileira. São 150 mil somente no caso dos vistos CPLP.

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) alterou há uma semana o procedimento para concessão de autorização de residência e passou a cobrar antes da entrevista e recolha de biometria no órgão. A medida causou confusão, porque imigrantes receberam e-mails com erros nos dados pessoais ou taxas de até € 400 (R$ 2,2 mil) que não são especificadas na tabela da AIMA.

Os imigrantes temem que o processo volte à estaca zero ou seja eliminado se o pagamento não for efetuado. A falta de informação e respostas levaram centenas às lojas da imigração. Após três dias de caos na AIMA do Porto e de Lisboa, o governo informou que vai resolver o problema em breve, mas sem dar prazo. Um plano pode ser anunciado amanhã (17). O Ministério da Presidência, responsável pela imigração, faz a promessa de implementar uma resposta distinta, mais justa e equilibrada que a cobrança antecipada.


Casal norte-americano tem bebê prematuro e fica “preso” no Brasil. Entenda

Previous article

Em cooperação com os EUA, México está detendo quase três vezes mais imigrantes antes da fronteira

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques