BrasilComunidadeDestaquesNotícias

Saiba quem é a brasileira deportada dos EUA que recebeu voz de prisão em Confins por causa do “8 de Janeiro”

0

A Polícia Federal prendeu neste domingo (8) uma das fugitivas condenadas pelos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro. Raquel de Souza Lopes, de 54 anos, foi detida ainda na pista do Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, momentos após desembarcar de um voo que trazia deportados dos Estados Unidos.

A captura encerra uma longa rota de fuga que, segundo apurado pelo Blog do Marcelo, envolveu a travessia clandestina de pelo menos cinco países. A cozinheira, natural de Santa Catarina, havia sido sentenciada a 17 anos de prisão por crimes como associação criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Em 2023, ela cumpria pena em regime domiciliar em Joinville, monitorada eletronicamente.

Terceira fugitiva do 8/1 é deportada pelos EUA e presa no Brasil

A reviravolta no caso ocorreu em março de 2024, quando Raquel rompeu o equipamento de monitoramento e deixou o Brasil ilegalmente. O primeiro destino foi a Argentina, mas o cerco das autoridades locais a foragidos brasileiros a fez seguir viagem. O roteiro de evasão incluiu passagens por Peru, Colômbia e México, até a tentativa de entrada nos Estados Unidos pelo Texas, em janeiro de 2025.

Catarinense condenada pelo 8 de janeiro é presa ao voltar dos EUA -  Guararema News

Detida pela agência de imigração americana (ICE) por cruzar a fronteira ilegalmente, a brasileira permaneceu sob custódia em um centro de detenção texano por mais de um ano, até que seu processo de deportação fosse concluído. Com o cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Raquel de Souza Lopes será transferida para o sistema prisional, onde deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.


Studying Family Bonds, Dispossession and Multigenerational Trauma

Previous article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil