Detenções de imigrantes que tentam entrar ilegalmente no país continuam ao longo da fronteira, colocando suas vidas nas mãos de coiotes. Em alguns casos, crianças desacompanhadas cruzam o Rio Grande sem saber para onde estão indo.
O caso mais recente no Vale do Rio Grande foi de um bebê de apenas 7 meses que chegou à fronteira com seu irmão de 13 anos na área de Hidalgo, Texas.
“Esses agentes perceberam que a mãe abandonou esse menino de 13 anos há cerca de três semanas”, disse Hermann Rivera, um agente da Patrulha de Fronteira.
Em menos de um mês, agentes da Patrulha de Fronteira do setor do Vale do Rio Grande viram crianças menores de 14 anos entrarem no país sem os pais.
Um dos casos era de um de 3 anos que viajava sozinho e tinha um número de telefone escrito em sua camisa, aparentemente de parentes.
“Eles são muito jovens para cruzar o rio e para ter muita confiança nesses contrabandistas humanos. Eles só procuram dinheiro, não se preocupam com a segurança dessas crianças ”, disse o Agente Rivera.
Em outra ocasião, agentes do setor de Brownsville, Texas, localizaram quatro crianças, sendo duas de 4 anos, uma de seis anos e uma de 7 anos.
Embora o número de unidades familiares tenha diminuído, os agentes constataram que os menores continuam chegando sozinhos ao país. Situação preocupante para o diretor do Programa Justiça Racial e Econômica, Efrén Olivares.
“Um bebê deste tão pequeno, isso é um pouco estranho. Não vimos tantos nos últimos três anos, tivemos cerca de cinco casos de bebês com menos de um ano de idade ”, disse Olivares.
Segundo Olivares, os pais podem não saber que os filhos fizeram a viagem arriscando a vida em vão.
“Homens, mulheres, famílias são expulsos para o seu país. Espero que essas crianças sejam encaminhadas para um abrigo e que não sejam expulsas para o seu país de origem ”, disse Olivares.
Por ordem da administração do presidente Trump, o governo fechou a entrada de estrangeiros no país por ameaça à saúde pública, isto através do título 42 do código de leis, portanto os migrantes estão sendo deportados imediatamente, sem ter a oportunidade de solicitar asilo. Por sua vez, as autoridades recomendam aos pais que não tomem esse tipo de decisão.














Comments