BrasilNotícias

Cientista gaúcha ganha Prêmio Jovem Cientista com “plástico” biodegradável feito com casca de maracujá

0

Difícil dizer o que é mais bacana: a invenção ou o engajamento e a preocupação ambiental da estudante gaúcha, Juliana Davoglio Estradioto, de 18 anos.

A jovem levou o 1º lugar do Prêmio Jovem Cientista, na categoria Ensino Médio, com o desenvolvimento de um filme “plástico” biodegradável, feito a partir da casca do maracujá amarelo, fruta abundante na cidade onde mora.

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Juliana buscou um substituto para as tradicionais embalagens de mudas de plantas, utilizadas atualmente, e que geram alta quantidade de resíduos na agricultura. “Quando se realiza a produção industrial do suco de maracujá, geleias ou a polpa da fruta, a casca acaba sendo descartada e vai direto para terrenos baldios e aterros sanitários”, explicou a jovem, em entrevista ao portal UOL.

Foram necessários 12 meses para completar a pesquisa. Segundo Juliana, a inovação reduz a poluição causada pelos sacos plásticos convencionais, já que, em apenas dias se decompõe no meio ambiente. Por isso mesmo, a embalagem não precisa ser retirada no momento do plantio. Vale lembrar que o plástico normal demorar centenas de anos para se desintegrar na natureza.


Extrato da casca de jabuticaba promove efeitos benéficos à saúde

Previous article

Professor brasileiro é premiado pelo Facebook por pesquisa sobre combate à exclusão digital

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil