DestaquesNotíciasUSA

Trump e o muro da fronteira: O que o presidente promete para 2021

0

O presidente Donald Trump, disse terça-feira em seu terceiro discurso anual do Estado da União que, no início do próximo ano, o muro de fronteira com o México terá mais 800 quilômetros construídos.

“Já completamos mais de 160 quilômetros e haverá mais 800 quilômetros no início do próximo ano”, disse o presidente em seu principal projeto para combater a entrada de imigrantes em situação irregular na fronteira sul de seu país. Trump também reduziu o fluxo de imigrantes do México, que disse que diminuiu 75% desde maio passado, como resultado dos “esforços sem precedentes” de seu governo. “À medida que o muro aumenta, as apreensões aumentam e as passagens nas fronteiras diminuem”, afirmou.

O jornal Washington Post revelou em 13 de janeiro que Trump planeja desviar outros US $ 7,2 bilhões do orçamento do Pentágono para a construção do muro com o México. Esses novos fundos permitirão que o governo construa cerca de 1300 km de muro para a fronteira com o México, que mede cerca de 1.970 milhas, informou o jornal da capital. “Se eles vierem ilegalmente, serão expulsos rapidamente. Celebramos acordos históricos de cooperação com os governos do México, Honduras, El Salvador e Guatemala. Como resultado de nossos esforços sem precedentes, as travessias ilegais caíram 75% desde maio, com uma queda nos oito meses seguidos “, afirmou.

Trump descreveu a situação na fronteira com o México como “crise humanitária”, onde apenas em maio do ano passado foram presos 132.859 imigrantes, número não visto desde março de 2006. Desde então, o governo Trump lançou uma série de medidas, incluindo a expansão total do programa “Fique no México”, que afirma que os solicitantes de asilo esperem no vizinho do sul enquanto o processo está em andamento nos EUA, o que pode levar semanas ou meses. Washington DC também chegou a acordos de cooperação em matéria de asilo com Guatemala, El Salvador e Honduras, com os quais busca restringir o fluxo de imigrantes sem documentos para seu território. Após os acordos com esses países, que compõem o Triângulo Norte da América Central, o governo Trump retomou a assistência a essa região, de onde vêm a maioria dos imigrantes que aspiram a chegar aos Estados Unidos.


Governo processa Califórnia, New Jersey e uma cidade de Washington por políticas de “santuário”

Previous article

Escalação do Fluminense: Odair repete time titular, e diretoria paga salários antes do Fla-Flu

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques