ComunidadeNotícias

Fábrica de carros Ford testa faróis que detectam animais e pessoas para evitar acidentes

0

Ford

Estradas mal iluminadas são um risco para motoristas, já que tantos obstáculos (como buracos na pista) quanto pessoas ou animais andando na lateral da via podem não ser vistos a tempo de evitar um acidente. Nesses casos, os faróis fazem toda a diferença, mas como os fachos de luz ficam apontados para a frente, algumas partes acabam virando um grande ponto cego. Tentando diminuir esse espaço que escapa da iluminação dos faróis, a Ford desenvolve um sistema que alia GPS, mapas, câmera com infravermelho e faróis com facho móvel.

O sistema — que ainda é só um protótipo — usa as informações do GPS para identificar a proximidade de uma rotatória ou de uma curva acentuada para direcionar parte do foco da luz para a direção da curva.

Sem sinal de GPS? Sem problemas, segundo a Ford. Uma câmera fixada no retrovisor interno seria capaz de identificar as faixas e prever as curvas, usando esta informação para iluminar melhor a via.

De acordo com a marca, a ideia é que, no futuro, a informação fique armazenada no sistema de navegação para que, quando o motorista volte a usar o mesmo caminho, as luzes se adaptem à via automaticamente. O mesmo vale para a identificação de placas de “pare” ou “dê a preferência”.


Estudo alerta que ter hábitos irregulares de sono pode estar ligado ao desenvolvimento de câncer

Previous article

Pesquisadores informam que carros modernos podem ser controlados por hackers pelo WiFi

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade