ComunidadeNotícias

Saiba como escolher o médico certo para o seu problema de saúde

0

medico medicina

Quando surge um sintoma, não raro acompanha uma dúvida: a que profissional de saúde recorrer para buscar o tratamento correto?

Segundo o médico Evandro Lima, sócio do site AvalDoc, que oferece serviço de marcação de consultas, o primeiro passo deve ser buscar um profissional mais generalista, que possa dar atenção primária ao paciente. É o caso de clínicos-gerais, pediatras, ginecologistas e dentistas, capazes de detectar os problemas e, se for o caso, encaminhar os pacientes para outros profissionais.

Especialistas, como endocrinologistas, ortopedistas, reumatologistas, nefrologistas e cirurgiões plásticos, por exemplo, são considerados o segundo passo a ser dado, em caso de necessidade. E há ainda os superespecialistas, médicos que, dentro de sua especialidade, tratam de problemas ainda mais pontuais, como é o caso de ortopedistas especializados em joelho, mão ou pé.

— O clínico-geral tem competência para resolver 95% dos problemas de saúde de um paciente. Muitas vezes, alguém que sofre de hipertensão vai diretamente a um cardiologista, sem saber que um clínico-geral pode ajudá-lo — exemplifica Lima.

A abordagem biopsicossocial também é fundamental. Alguns problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo, apesar de serem comuns exigem um tratamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos.

Lima comenta que buscar a indicação de médicos com amigos, parentes ou conhecidos é uma prática comum que faz parte da cultura do brasileiro. É usual, também, que profissionais de saúde indiquem colegas de outras especialidades, o que também ajuda no encontro de um bom profissional.


Wal-Mart fecha 269 lojas, 60 no Brasil

Previous article

Pessoas cujo irmão tenha tido câncer, têm 37% de possibilidades de também desenvolver um

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade