ComunidadeDestaquesNotícias

Democratas preparam “plano B” para proteger aos dreamers

0

Os legisladores democratas continuam sua campanha para pedir ao presidente Donald Trump, que mantenha o programa de proteção a jovens indocumentados que chegaram ao país quando eram pequenos, enquanto se preparam para responder no Congresso caso necessário.

A prioridade é que Trump preserve essa medida que livra da deportação 780.000 adolescentes, mas os democratas já apresentaram vários projetos de lei para protegê-los se o presidente optar pela revogação, explicou o congressista Raúl Grijalva em uma conferência de imprensa por telefone.

A data final é o próximo 5 de setembro, quando termina o prazo que deu o Governo do Texas e outros nove estados para que encerrem o programa DACA, medida executiva firmada em 2012 por Barack Obama. Se o governo não eliminar o DACA, esses estados governados todos por republicanos, ameaçaram entrar com processo na corte de Brownsville, Texas, para acabar com o programa por via judicial. Essa é a corte do juiz Andrew S. Hanen, o mesmo que barrou em 2015 o programa DAPA, lançado também por Obama.

Na época, essa corte federal editou uma medida cautelar que deteve a entrada em vigor do DAPA e a ampliação do DACA. Grijalva, junto com especialistas legais, ativistas e beneficiários do DACA, repassou os passos dados e que se podem dar para manter o programa e as opções que terão para barrar caso Trump ceda à pressão dos fiscais. O último passo foi uma carta, de iniciativa do congressista hispânico e firmada por 155 legisladores democratas, onde pediram a Trump que mantenha o programa e que instrua o Departamento de Justiça para que defenda dos possíveis desafios legais.


ALERTA: mulher procurada por conexão com roubo de carro à mão armada no Ironbound, Newark

Previous article

Erros, marcação ruim, mais gols sofridos: defesa do São Paulo piora com Dorival

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade