BrasilDestaquesNotícias

Engenheiro de Minas Gerais é o responsável pela criação do Jeep que irá à Marte em 2020

0

O mineiro Ivair Gontijo, que trabalha no JPL (Laboratório de Propulsão à Jato), centro tecnológico responsável por desenvolver missões não tripuladas, foi um dos responsáveis por criar sistemas que permitiram ao rover Curiosity, um jipezinho de 900 kg, a pousar intacto no planeta vermelho.

“Agora, estamos nos preparando para a Mars 2020, que deve ser lançada em 2020 e só chegar em Marte em 2021”, disse Gontijo, falando de Los Angeles (EUA), em conversa por Skype com o Gizmodo Brasil.

Ivair Gontijo está na NASA desde 2006 trabalhando na engenharia de sistemas. Ele liderou o grupo que construiu os transmissores e receptores do radar responsável por controlar a descida final do rover Curiosity, uma das partes mais críticas do processo. Muito do que ele aprendeu com o Curiosity está sendo empregado agora no veículo da Mars 2020, que consiste em um jipezinho muito parecido com o enviado em 2011.

“O pessoal até brincava comigo dizendo: se esse roverzinho aí que você está trabalhando não der certo, teremos US$ 2,5 bilhões em ferro velho espalhado pela superfície de Marte”, contou, sobre a expectativa de conseguir pousar em 2012 o rover.

Durante conversa com o Gizmodo Brasil, falou um pouco da sua trajetória, os detalhes e dificuldades da próxima missão com destino à Marte, as expectativas para área de ciência e tecnologia do presidente eleito e sua participação na Campus Party 2019, ele será um dos palestrantes do evento, que será realizado entre 12 e 17 de fevereiro de 2019.


Brasileiro é considerado um dos jovens mais inovadores pelo MIT, Massachusetts

Previous article

Retrospectiva 2018: As principais notícias do Brasil, Estados do Unidos e do Mundo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil