DestaquesNotíciasUSA

Covid-19: Trump suspenderá pedidos de residência permanente por 60 dias

0

O presidente Donald Trump anunciou na terça-feira que está suspendendo a emissão de autorizações de residência permanente para imigrantes, conhecido como “cartão verde”, como resultado da destruição sem precedentes de empregos causada pela crise do COVID-19.

Apesar de Trump garantir na segunda-feira que pretendia interromper toda a migração, a medida aprovada pelo governo, que terá duração inicial de 60 dias, exclui vistos especiais temporários, como especialistas em agricultura ou tecnologia, da suspensão.

“Ao interromper a imigração, ajudaremos os americanos desempregados a serem os primeiros a procurar empregos à medida que os Estados Unidos reabrirem. Seria errado e injusto que os norte-americanos demitidos sejam substituídos por imigrantes do exterior”, disse Trump na entrevista coletiva diária do grupo de trabalho da Casa Branca COVID-19.

“Temos”, acrescentou, “o dever solene de garantir que esses americanos desempregados recuperem seus empregos e meios de subsistência”.

As medidas de confinamento contra o coronavírus destruíram 22 milhões de empregos em todo o país em um período de quatro semanas, segundo dados do Departamento do Trabalho, um número sem precedentes em crises anteriores.

O presidente detalhou na conferência de imprensa que a suspensão entrará em vigor após a assinatura no dia de ontem, quarta-feira, que até o fechamento desta edição ainda não havia sido anunciada, de uma ordem executiva que está sendo redigida no momento e que conterá algumas exceções. Ele também disse que a extensão ou não da ordem dependerá de “condições econômicas”.

As exceções, de acordo com a mídia local, permitirão que parentes estrangeiros de cidadãos dos EUA continuem recebendo seus “cartões verdes”.

A cada ano, o governo dos EUA emite mais de um milhão de permissões de residência permanente para cidadãos estrangeiros, incluindo cerca de 50.000 por loteria através de um programa de diversidade que Trump tem em sua mira desde que chegou ao poder.

Desde o início da pandemia, o governo Trump fechou as fronteiras terrestres com o Canadá e o México, enquanto o tráfego aéreo internacional foi suspenso na prática, e os consulados e embaixadas limitaram seus serviços de vistos.

Além disso, os EUA suspenderam as leis de imigração e imediatamente deportaram para o México todos os solicitantes de asilo e imigrantes sem documentos que cruzam sua fronteira, de modo que o governo vem usando a pandemia há semanas para reforçar sua política de imigração.


‘Ilha dos milionários’ em Miami está testando todos os seus habitantes

Previous article

Dois gatos em New York testam positivo para novo coronavírus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques