BrasilDestaquesNotícias

Brasil e EUA manterão ‘as mesmas ligações’ em caso de vitória de Biden, diz Mourão

0

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira (3) que Brasil e Estados Unidos manterão as “mesmas ligações” em caso de vitória do candidato democrata Joe Biden na corrida presidencial norte-americana. Mourão comentou a expectativa para o resultado da eleição nos EUA, realizada nesta terça.

O atual presidente Donald Trump, candidato republicano, tenta a reeleição e conta com a torcida do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Mourão foi questionado sobre a expectativa diante da possibilidade de vitória de Biden, apontado por pesquisas como favorito. Segundo o vice-presidente, Brasil e EUA têm uma relação institucional.

US Election 2020: Could Trump contest the result and other questions  answered - BBC News

“O relacionamento do Brasil com os EUA é um relacionamento de Estado para Estado, independente do governo que tiver lá. Óbvio que cada governo tem suas prioridades, tem suas características. Então, pode ter algumas mudanças pontuais, mas no conjunto da obra nós vamos continuar com a mesma, vamos dizer assim, com as mesmas ligações”, disse Mourão. Mourão foi indagado sobre a torcida de Bolsonaro a favor de Trump. Para ele, trata-se de “opinião pessoal” do presidente brasileiro. “Opinião pessoal dele, se bem que, quando o presidente fala, ele fala por todos do governo”, disse.

Caso a eleição nos EUA termine em uma disputa judicial — Donald Trump ameaça questionar o resultado do pleito —, Mourão defende que o Brasil mantenha uma posição “neutra”. “Não temos nada a ver com as questões internas americanas. Isso está escrito, é princípio constitucional nosso. A gente não admite ingerência nos nossos assuntos internos e também não fazemos com os assuntos internos dos outros”, declarou.

Trump e Bolsonaro 'desmontaram' combate à covid-19 na América Latina, diz  'New York Times' - Rede Brasil Atual

Meio ambiente

Mourão foi questionado sobre como ficaria a relação com os EUA na área ambiental, já que o vice-presidente comanda o Conselho Nacional da Amazônia Legal. Em um dos debates, Biden mencionou a destruição da floresta ao criticar Trump. O democrata acusou Trump de não usar a influência para ajudar a defender a natureza e declarou que, caso eleito, tentará reunir outros países para agir nesse sentido, inclusive ameaçando o Brasil economicamente. Para Mourão, a equipe de Biden pode ter “ação mais incisiva” na questão ambiental. Porém, afirmou, os EUA deveriam resolver primeiros os seus “problemas” na área. “Acho que pode ser que a equipe dele tenha mais, vamos dizer, uma ação mais incisiva, mas vamos lembrar que os EUA são um dos países que mais emitem gás carbônico no mundo. Primeiro têm que resolver os problemas deles para depois vir para os nossos”, disse Mourão.


Resultados de eleição nos EUA começam a ser conhecidos às 8pm, horário do Leste

Previous article

Eleição nos EUA: Sem resultado sobre novo presidente, o que acontece agora?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil