DestaquesNotíciasUSA

Resultados de eleição nos EUA começam a ser conhecidos às 8pm, horário do Leste

0

Os eleitores norte-americanos têm nesta 3ª feira (3.nov.2020) o dia oficial de votação. Mais de 100 milhões já votaram antecipadamente, por correio ou pessoalmente, na eleição que decidirá quem será o presidente da nação mais rica do mundo pelos próximos 4 anos: se Donald Trump ou se Joe Biden.

Diferentemente do Brasil, onde o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) organiza a votação de maneira uniforme para todo o país, nos Estados Unidos cada unidade federativa tem regras próprias para o pleito. As normas adotadas em cada 1 dos 50 Estados e os diferentes fusos horários no país fazem com que a eleição termine antes para uns do que para outros nos EUA.

Os primeiros resultados começarão a ser conhecidos às 8pm, no horário do Leste. É nesse horário em que a maioria dos locais de votação será fechada em 7 Estados. O principal deles é a Flórida, que tende a ter uma contagem de votos acelerada. No Alasca e no Havaí, os locais de votação fecham apenas às 2h de 4ª feira (4.nov.2020) –de novo, no horário de Brasília. Nos 2 locais não há perspectiva de disputa. O republicano Donald Trump deve conquistar os 3 delegados do Colégio Eleitoral no Alasca, de acordo com as projeções das pesquisas de intenção de voto. No Havaí, Biden tende a ficar com os 4 delegados em sua conta.

A contagem das cédulas de votação começa nesta 3ª feira (3.nov) na maioria dos Estados, mas a conclusão desse processo pode levar dias, já que cada Estado adota 1 método para isso. Dos 50 Estados norte-americanos, só 8 esperam publicar o resultado já nesta 3ª feira (3.nov). Outros 19 devem divulgar na 4ª feira (4.nov), enquanto outros 2 devem fazê-lo na 6ª feira (6.nov). Outros 21 não souberam informar a data para o fim da contagem –isso porque a pandemia provavelmente atrasará a divulgação dos resultados. Além disso, 22 Estados e o Distrito de Columbia permitem que as cédulas cheguem depois de 3 de novembro.

A Pensilvânia é considerado 1 Estado-chave para o resultado da disputa entre Trump e Biden. Não por acaso, os candidatos visitaram a região mais de 50 vezes desde o ano passado, conforme publica o Philadelphia Inquirer. A contagem de votos nesse Estado deve ser demorada e elevar a apreensão entre os norte-americanos. Isso porque serão contabilizados nesta noite apenas os votos presenciais. As cédulas enviadas pelos correios, que correspondem a 1/3 do total de votos na Pensilvânia, só serão escrutinadas a partir de 4ª feira (4.nov). // Poder360.


Trump ou Biden? EUA escolhem seu próximo presidente em eleição histórica

Previous article

Brasil e EUA manterão ‘as mesmas ligações’ em caso de vitória de Biden, diz Mourão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques