DestaquesNotíciasUSA

Variante da Covid-19 mais mortal do que do Reino Unido se espalha rapidamente na Califórnia

0

Uma nova variante do coronavírus identificada na Califórnia pode ser mais contagiosa e mortal do que o COVID-19 original e pode causar uma nova onda de infecções nos próximos meses, de acordo com os cientistas.

O primeiro a dar o alarme foi um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco (UCSF), que alertou que a variante L452R está se espalhando rapidamente em residentes do estado e tem um padrão de mutações diferente dos identificados no Reino Unido e África do Sul.

Embora a pesquisa esteja em seus estágios iniciais, os resultados desta primeira fase indicam que a variante L452R representa 53% das amostras positivas coletadas entre 10 e 27 de janeiro, de acordo com relatório da UCSF.

Esse número preocupa os cientistas, se levarmos em conta que em novembro a variante representava apenas 16% das infecções por coronavírus.

O Dr. Charles Chiu, diretor associado do laboratório de microbiologia clínica da UCSF e líder do estudo, disse que a mutação pode tornar o vírus mais eficiente em se ligar às células e consequentemente, mais contagioso.

“Esta variante é preocupante porque nossos dados mostram que ela é mais contagiosa, com maior probabilidade de estar associada a doenças graves e pelo menos parcialmente resistente a anticorpos neutralizantes”, disse ele à Science Magazine

Nisso, concorda o pesquisador Trevor Bedfort, da Universidade de Washington, que garantiu que essa variante pode resultar em uma nova onda de infecções em abril ou maio. Teme-se que seja mais letal.

“Suspeito que as coisas estarão sob controle no verão e haverá muito pouco vírus circulando”, acrescentou Bedford.

De acordo com o estudo da UCSF, a disseminação dessa variante prevaleceu no Mission District, uma comunidade hispânica em San Francisco.

“A comunidade latina continua a ser desproporcionalmente impactada pelo COVID-19 e a recuperação da variante L452R em nossa comunidade é preocupante”, disse Jon Jacobo, presidente do Comitê de Saúde da Força-Tarefa Latino.

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia relatou casos dessa cepa em diferentes condados do estado desde o final de 2020 e disse que seria responsável por vários surtos no condado de Santa Clara durante o mês de janeiro.

Além disso, casos da variante 452R foram relatados nos condados de Humboldt, Lake, Los Angeles, Mono, Monterey, Orange, Riverside, San Francisco, San Bernardino e San Diego.

“É comum identificar variantes de vírus, como SARS-CoV-2, e estamos trabalhando com nossos parceiros federais, locais e universitários para entender melhor essa variante e como ela pode afetar os californianos”, disse a Dra. Erica Pan, epidemiologista do estado para CDPH, de acordo com um comunicado publicado.


New Jersey poderá exigir de professores capacitação para ensino à distância

Previous article

Estudantes brasileiros podem estudar em Portugal com bolsas de graduação e pós-graduação de até 50%

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques