DestaquesNotíciasUSA

Covid-19: Mais de 5 milhões não voltaram para tomar segunda dose nos Estados Unidos

0

Apesar de já terem vacinado mais da metade da sua população adulta contra a covid-19, os Estados Unidos estão enfrentando problemas para fazer com que pessoas vacinadas com uma primeira dose voltem para tomar a dose de reforço. Segundo dados oficiais do governo, mais de 5 milhões de americanos não voltaram para tomar a segunda dose das vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna.

As informações são do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), agência federal responsável pelo gerenciamento da campanha de vacinação no país. Segundo dados do órgão reunidos pelo jornal The New York Times, atualmente o país tem 8% das pessoas vacinadas com uma primeira dose já fora do intervalo estabelecido para a aplicação da dose de reforço.

Os dois imunizantes têm prazo máximo de 28 dias indicado para a segunda dose. Além deles, também é aplicada nos Estados Unidos uma terceira vacina contra a covid-19, da Janssen, de dose única. A grande maioria das doses aplicadas, porém, ainda é de imunizantes da Pfizer e da Moderna, já que a vacina da Janssen começou a ser distribuída no país em março. Segundo dados de hoje do CDC, os Estados Unidos têm 139.978.480 pessoas vacinadas com uma primeira dose. Já a dose de reforço foi administrada em 94.772.329 americanos. Mais de 8 milhões dos quase 140 milhões vacinados com uma aplicação receberam a vacina de dose única da Janssen.

O imunizante do braço farmacêutico da Johnson & Johnson deve sofrer alguma resistência para cair na preferência dos americanos porque sua aplicação chegou a ser interrompida neste mês, no último dia 13, após a detecção de seis casos de trombose cerebral em mulheres que receberam a vacina. A retomada da imunização com a vacina de dose única da Janssen só foi autorizada novamente pelo CDC anteontem (23).

Distribuição atrapalha 2ª dose

Segundo entrevistas feitas pelo The New York Times para tentar entender os principais motivos do abandono vacinal nos Estados Unidos, parte da população americana deixa de tomar a segunda dose por acreditar que já está suficientemente imunizada contra a covid-19 com uma dose única e por receio de efeitos colaterais. No entanto, falhas na distribuição dos imunizantes apareceram como o maior problema. Em relatos feitos ao jornal americano, moradores apontaram dificuldades para conseguir a aplicação da segunda dose do mesmo imunizante que tomaram primeiro. A rede de farmácias Walgreens, um dos principais fornecedores dos imunizantes, acumula casos de pessoas que voltaram ao lugar da primeira aplicação para receber a dose de reforço na data indicada, mas não encontraram a vacina que precisavam.

A maioria dos relatos é de pessoas que receberam a primeira dose da Pfizer, imunizante contra a covid-19 mais aplicado no país. Ao buscarem a mesma farmácia da rede onde começaram a imunização, americanos estão recebendo a informação de que há apenas a vacina da Moderna à disposição. A partir daí, têm de começar uma peregrinação por outras farmácias da Walgreens atrás da dose de reforço. “Tudo que você precisa é de aborrecimentos como este”, disse Susan Ruel, de 67 anos, em referência às dificuldades que podem levar ao abandono vacinal. No caso dela, Susan tentou tomar a dose de reforço da vacina da Pfizer na farmácia Walgreens onde recebeu a primeira dose em Manhattan, em Nova York. O imunizante estava em falta no local, que indicou outra farmácia da rede. No meio do caminho, ela foi avisada por telefone que o estoque de imunizantes da Pfizer tinha acabado também no segundo estabelecimento. Ela só conseguiu tomar a segunda dose no dia seguinte, em uma terceira farmácia da Walgreens.


Pandemia é obstáculo ao sonho de muitos brasileiros em estudar nos EUA

Previous article

Brasil poderá comprar vacinas que sobrarem nos EUA direto das empresas, diz embaixador

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques