DestaquesMundoNotícias

México voltará a exigir visto de brasileiros para conter a imigração na fronteira com EUA

0

Diante do aumento do número de brasileiros tentando entrar de modo ilegal nos EUA, o governo do México decidiu voltar a exigir visto de cidadãos do Brasil que queiram entrar no país como visitantes.

Um anteprojeto da determinação foi publicado na quinta-feira (14) no site da Comissão de Melhora Regulatória, órgão do governo mexicano. Atualmente, para entrar no México com o objetivo de fazer turismo, os brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.

Depois de um fluxo de migrantes reduzido em 2020 devido à pandemia da Covid-19, a quantidade de brasileiros tentando entrar de forma ilegal nos EUA explodiu neste ano.

Segundo dados do Serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras foram mais de 47 mil apreensões entre outubro de 2020 e setembro de 2021. De acordo a Polícia Federal, só em agosto 9.000 pessoas foram presas na travessia do México para os Estados Unidos.

O texto do anteprojeto diz que foi identificado um “aumento substancial” de brasileiros que ingressam no país “com finalidade distinta da permitida” como visitante temporário, ou seja, para turismo ou negócios. Os brasileiros, assim como muitos imigrantes centro-americanos, costumam voar até o México para tentar cruzar a fronteira terrestre com os EUA.

“Parte dessa situação é refletida nos controles migratórios, com a identificação de pessoas cujo perfil não se ajusta ao de visitante ou de turista genuíno e que apresentam inconsistências na documentação, robustecendo a possibilidade que um número significativo de pessoas que pretendem usar a não exigência de vistos de forma indevida”, diz o documento da Secretaria de Governo do México. O documento estabelece que a exigência de visto valerá a partir de 15 dias da publicação da nova norma.


Social Press . 15/10/2021

Previous article

Léa Campos: O que se passa com Neymar?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaques