DestaquesMundoNotícias

Fronteira sul do México é palco de confronto grave entre imigrantes e policiais

0

Autoridades mexicanas repeliram na terça-feira um grupo de cerca de 100 imigrantes depois que seus protestos se tornaram violentos na cidade de Tapachula, no sul do país. Os migrantes, a maioria de origem cubana, haitiana e africana, exigiam que as autoridades de migração mexicanas processassem rapidamente suas permissões para deixar Tapachula para chegar à fronteira EUA-México ou a outras partes do México.

De acordo com o Instituto Nacional de Migração Mexicano (INM), cerca de 30 cidadãos cubanos se recusaram a ficar na fila do lado de fora do escritório de processamentos, e mais tarde se juntaram a cerca de 70 migrantes que o INM identificou como provenientes de nações africanas e do Haiti.

Migrantes se enfrentan a policías en Tapachula Chiapas; exigen paso libre  para viajar a EU | El Economista

A Guarda Nacional Mexicana foi mobilizada para remover os manifestantes, e os protestos se tornaram violentos, segundo o INM. Segundo reportagem da Reuters, o ativista de direitos humanos Irineo Mujica disse que os imigrantes estavam frustrados depois de esperar meses por permissão para deixar Tapachula, uma pequena cidade perto da fronteira com a Guatemala.  “Ficou completamente fora de controle porque as pessoas estão muito desesperadas”, disse Mujica à Reuters.  Ainda assim, o INM repreendeu os migrantes.  “Pessoas de origem cubana, haitiana e africana se recusam a esperar sua vez de regularizar sua estadia [no México]”, diz um comunicado do INM.

Migrantes de África y Haití lanzan piedras a la Guardia Nacional en  Tapachula

As autoridades mexicanas ampliaram a aplicação das leis de imigração nos últimos anos, principalmente porque a população migrante que procura atravessar o país se diversificou. Embora a migração da América Central tenha diminuído um pouco recentemente, mais pessoas do Haiti, Venezuela e de fora das Américas, particularmente da África, tentaram cruzar o México em busca de refúgio nos Estados Unidos.  A Guarda Nacional do México, originalmente concebida como uma força policial federalizada para combater o crime organizado, assumiu um papel central na contenção de migrantes, muitas vezes em meio a acusações de violações de direitos humanos e uso excessivo de força. Embora o México tenha crescido como país receptor de migrantes, ainda é principalmente um país de trânsito.  Organizações internacionais como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados criticaram a prática mexicana de estrangular os migrantes em cidades como Tapachula.

Enfrentamiento entre migrantes y policías en Tapachula deja 20 heridos | La  Verdad Noticias


Empresa de grande porte em New Jersey fará Dia Nacional de Contratação

Previous article

Three essential picks at MoMA’s Doc Fortnight ’22

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques