ComunidadeDestaquesNotícias

Denúncia: ICE estaria rastreando imigrantes indocumentados através da localização de seus telefones celulares

0

O Departamento de Segurança Interna está comprando dados de localização de celulares em grande escala, de acordo com documentos divulgados na segunda-feira pela União Americana pelas Liberdades Civis. De acordo com os documentos, o DHS monitora centenas de milhares de pontos de localização na América do Norte. E ao comprar as informações de empresas privadas, você estaria burlando os requisitos legais para obter uma ordem judicial.

Os documentos foram obtidos pela ACLU como parte de uma ação movida em 2020 exigindo que o DHS, bem como o Customs and Border Protection (CBP) e o Immigration and Customs Enforcement (ICE), divulguem informações sobre sua compra e uso de localização precisa do telefone celular em formação.

De acordo com os documentos, as agências de aplicação da lei obtiveram contratos com empresas de coleta de dados, como Venntel e Babel Street. Essas empresas coletam dados de localização do usuário por meio de aplicativos comuns instalados em telefones celulares. Os documentos vão de 2017 a 2019 e indicam que mais de 336.000 pontos de dados de localização estavam disponíveis para as autoridades.

No entanto, a ACLU disse que as informações apresentadas podem ser apenas uma pequena parte do uso massivo dos dados pelo DHS e CPB. O relatório indica que quando a Venntel apresentou seu produto às agências federais, eles notaram que seu conjunto de coleta de dados incluía 250 milhões de dispositivos móveis e poderia proteger mais de 15 bilhões de pontos de dados de localização por dia.

“Usando esses dados, a aplicação da lei pode “identificar dispositivos observados em locais de interesse” e “identificar visitantes regulares, hangouts, identificar associados conhecidos e descobrir padrões de vida”, de acordo com um folheto de marketing da Venntel. Os documentos explicam como esses dados são precisos e esclarecedores, permitindo “análise de padrões de vida para identificar pessoas de interesse”. Ao pesquisar esse enorme tesouro de informações de localização à vontade, os investigadores do governo podem identificar e rastrear indivíduos específicos ou todos em uma determinada área, aprendendo detalhes de nossas atividades e associações privadas”, diz o relatório.

Embora, em teoria, os dados de identificação do usuário não devam estar disponíveis para a aplicação da lei, uma revisão dos documentos pelo político identificou uma troca na qual um representante da Venntel garantiu ao ICE que “mídia derivada pela qual identificadores e locais relevantes podem ser coletados.

Um relatório separado da Vice descobriu que a Homeland Security Investigations (HSI) usou dados coletados por Venntel e Babel Street para ajudar nas investigações de agências policiais estaduais e locais. Os documentos também revelam que a HSI forneceu informações aos escritórios de campo locais, incluindo Knoxville, New York, Detroit, El Paso, Houston, Miami, Phoenix, Seattle, San Antonio e Washington DC.

Os registros, de acordo com a ACLU, também afirmam que esses dados são “100% opt-in”, que as informações de localização são “voluntariamente” compartilhadas pelos usuários de telefones celulares e que são coletadas com o consentimento e “permissão” do usuário do aplicativo do indivíduo”.  “Claro, esse consentimento é uma ficção: muitos usuários de telefones celulares não percebem quantos aplicativos em seus telefones coletam informações de GPS e certamente não esperam que essas informações sejam vendidas ao governo em grande número”, diz o relatório.


Social Press . 22/07/2022

Previous article

Léa Campos: VAR de Mal à Pior

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade