EsportesNotícias

Atlético-MG x Palmeiras: Galo tem obstáculos que servem de motivação para duelo com o líder

0

O Atlético-MG faz uma campanha frustrante no Campeonato Brasileiro 2022. “A gente podia mais”, admitiu Keno. Mas os obstáculos podem virar fatores de motivação para o duelo contra o Palmeiras. Afinal, é enfrentar o líder da competição em casa, o algoz das duas últimas Libertadores, e dar uma satisfação ao torcedor que amarga jejum de vitórias no Mineirão.

Foram mais de 10 dias de intervalo entre o jogo contra o Avaí e o compromisso nesta quarta, às 21h45. O Palmeiras é o melhor visitante do Brasileiro. E o Galo pode ser o primeiro a derrotar o líder fora de casa na Série A. De quebra, acabar com as cinco rodadas sem vencer no Gigante da Pampulha.

Uma vitória diante do melhor time do Brasileiro é capaz de diminuir a pressão na Cidade do Galo, e até mesmo criar uma nova atmosfera para as 10 últimas rodadas da competição. A semana de treinos do Atlético teve reunião da diretoria, mas também momentos leves para união do grupo, como visita a um núcleo de assistência social e às obras da Arena MRV.

Nessa terça-feira, o Athletico-PR, sexto colocado, com 44 pontos, foi derrotado pelo Santos na Vila Belmiro. Ou seja, um triunfo sobre o Palmeiras fará o Galo, que soma 40 pontos. encostar no rival.

Contra o melhor visitante
O Atlético tem um jejum incomodo em casa no Brasileiro. São cinco rodadas seguidas sem vencer. Para acabar com a má fase em casa, nada melhor do que uma vitória contra o melhor visitante do Brasileiro, que está invicto. O Palmeiras tem 27 pontos em 13 rodadas, com sete vitórias e seis empates.

Curiosamente, o Galo é o segundo melhor visitante (ao lado do Inter, com campanhas iguais). Se tivesse um desempenho dentro do seu histórico em casa, certamente estaria no G-4 do Brasileiro.

Desempenhos contra gigantes
As últimas rodadas do Brasileiro mostram um Galo cambaleante. Mas foi diante das potências Flamengo e Palmeiras que o time deu demonstrações da sua força diante do torcedor. Em jogos consecutivos, derrotou o Rubro-Negro no Brasileiro e na Copa do Brasil, ambos no Mineirão. Seria eliminado posteriormente em partida apática no Rio.

Já diante do Palmeiras, mais uma eliminação na Libertadores, mas foi por pouco. Na partida de ida, o primeiro tempo foi o melhor do time sob comando de Cuca, até o momento. Chegou a fazer 2 a 0, placar que encaminharia a vaga. Mas cedeu o empate.

“Mexer o doce”
O técnico Cuca admitiu que os números do Atlético na sua volta são ruins. Foram 10 jogos já, com apenas duas vitórias. Com socos leves na mesa de coletiva de imprensa contra o Avaí, prometeu que iria “mexer o doce”. E é diante do líder que o Galo precisará

Gosto de “revanche”
O Palmeiras foi o algoz do Atlético nas duas eliminações recentes da Copa Libertadores. É o título que falta para a atual geração do elenco campeão do Galo, mas que precisa correr atrás do prejuízo nesta reta final. E o Verdão, apesar de ter tirado o Atlético da Libertadores em 2021 e em 2022, não vence o Galo há oito jogos (desde novembro de 2020). São duas vitórias do Galo e seis empates consecutivos.

Vaga na Libertadores
O discurso dos jogadores do Atlético não é só a vaga na Copa Libertadores 2023. Ela precisa ser direta para a fase de grupos. Com isso, é preciso alcançar o G-4, que até pode não virar G-5, uma vez que o Flamengo – finalista da Libertadores e da Copa do Brasil, está justamente em quarto lugar.

Para tanto, o Galo precisa tirar uma distância de cinco pontos para o time comandado por Dorival Júnior. Atualmente, há grande chance de o G-6 virar G-7, pela situação do Flamengo nas Copas. As duas últimas vagas brasileiras para a Libertadores, via Série A, são para disputar a segunda fase da Libertadores (e penúltima etapa antes dos grupos).

Jejum em casa
Uma das especialidades de Cuca no comando do Atlético nas duas passagens anteriores era somar o maior número possível de pontos em casa. Não é o que acontece agora. Algo incomum. O Atlético não vence em casa há três meses em jogos válidos pelo Brasileiro. Lá se vão cinco rodadas seguidas com o descontentamento do torcedor, que já chegou a vaiar e xingar o time ao fim da partida contra o Bragantino.

Brechas na equipe
Uma boa atuação contra o Palmeiras é capaz de somar mais pontos que o normal na avaliação da opinião pública. Chance de ouro para jogadores como Dodô, que será titular já que Arana está lesionado e Rubens recebeu o terceiro amarelo. Mas também é oportunidade para Jemerson, que deve ser escalado na vaga de Alonso (seleção), sem contar titulares que não desempenham o mesmo futebol de outrora.


Para evitar recrutamento para lutar contra a Ucrânia, mais de 194 mil russos fogem

Previous article

Cruzeiro confirma festa em BH para celebrar acesso à Série A; veja detalhes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esportes