ComunidadeDestaquesNotícias

Imigrantes denunciam que Patrulha de Fronteira os envia para lugares onde não conseguem ajuda

0

A agência de notícias AP entrevistou uma dúzia de imigrantes que chegaram recentemente aos Estados Unidos e concordaram em compartilhar os documentos que receberam quando foram libertados enquanto buscavam asilo depois de cruzar a fronteira para o México. 

A AP descobriu que a maioria não tinha ideia para onde estava indo, nem as pessoas nos endereços que receberam. A Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) não respondeu às perguntas sobre o assunto, mas os erros sugerem um padrão de agentes da Patrulha de Fronteira enviando migrantes sem amigos ou parentes para diferentes partes do país. Os lugares muitas vezes não têm espaço para abrigar os migrantes. Como esses endereços aparecem nos papéis dos migrantes, os órgãos responsáveis podem enviar aviso prévio para esses locais para onde os imigrantes são enviados.

Quando Wilfredo Molina chegou aos Estados Unidos vindo de sua Venezuela natal, ele disse aos agentes de fronteira que queria ir para Miami, mas não tinha endereço. Ele foi direcionado para o que pensava ser um abrigo no centro de Manhattan, mas acabou sendo um prédio de escritórios. “Era um prédio falso. Não entendi o que era”, disse. Molina estava entre os 13 imigrantes que chegaram recentemente aos Estados Unidos e concordaram em compartilhar com a Associated Press documentos que receberam quando foram libertados da custódia enquanto buscavam asilo depois de cruzar a fronteira para o México. A AP descobriu que a maioria não tinha ideia para onde estava sendo enviada e ninguém estava esperando por eles nos endereços listados em sua papelada.

“Achamos que a Patrulha de Fronteira está tentando demonstrar o caos que está vivenciando na fronteira com as cidades do interior”, disse Denise Chang, diretora executiva da Colorado Hosting Asylum Network. “Só precisamos nos coordenar para que possamos receber as pessoas adequadamente”, acrescentou. Os endereços nos documentos mostrados à AP incluíam escritórios administrativos de Catholic Charities em New York e San Antonio; uma igreja em El Paso, Texas; uma casa particular em West Bridgewater, Massachusetts; e um grupo que opera abrigos para sem-teto em Salt Lake City.

Um aumento na migração da Venezuela, Cuba e Nicarágua elevou o número de travessias ilegais para o nível mais alto já registrado em um ano fiscal. No período de 12 meses encerrado em 30 de setembro, os migrantes foram parados 2,38 milhões de vezes, um aumento de 37% em relação aos 1,73 milhão do ano anterior e superando 2 milhões pela primeira vez. Muitos são imediatamente removidos sob as restrições de asilo, uma ordem de saúde pública conhecida como Título 42, que nega às pessoas a oportunidade de solicitar asilo para impedir a propagação do COVID-19.

Mas outros, incluindo cubanos e nicaraguenses, com quem os Estados Unidos têm relações tensas, são liberados com avisos para comparecerem ao tribunal de imigração ou em liberdade condicional humanitária. Esses imigrantes devem dizer aos agentes onde vão morar, mas muitos não podem fornecer um endereço. Os governadores republicanos Ron DeSantis da Flórida, Greg Abbott do Texas e Doug Ducey do Arizona também estão enviando imigrantes libertados na fronteira para redutos democratas, incluindo Chicago, Washington DC e Martha’s Vineyard, Massachusetts.


Identificado brasileiro que morreu atingido por bloco de gelo em caverna na Argentina

Previous article

Prefeito de New York anuncia a abertura de mais um centro de ajuda a imigrantes

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade