ComunidadeDestaquesNotícias

NY e NJ têm aumento dos casos do fungo Candida Auris, alerta CDC

0

Uma infecção fúngica perigosa que o CDC alertou que está se espalhando a uma “taxa alarmante” em todo o país continua a se espalhar em New York e New Jersey, com casos em ambos os estados prestes a estabelecer novos recordes em 2023, segundo mostram os dados.

É causada por Candida auris, uma forma de levedura que geralmente não é prejudicial para pessoas saudáveis, mas pode representar uma ameaça de infecção fatal para populações imunocomprometidas e vulneráveis. Ele se espalha facilmente e pode infectar feridas, ouvidos e a corrente sanguínea. Algumas cepas são as chamadas superbactérias, que não respondem a nenhum antibiótico disponível.

O CDC o descreve como um fungo “emergente” que “representa uma séria ameaça à saúde global” por três razões principais: Candida auris costuma ser multirresistente (algumas cepas não respondem a nenhuma das três drogas antifúngicas disponíveis); é facilmente identificado erroneamente em laboratórios sem tecnologia específica, o que pode prejudicar a gestão da saúde pública; e causou surtos em ambientes de saúde, que são particularmente preocupantes devido às suas populações de maior risco.

Embora o número de casos de Candida auris nos EUA tenha triplicado entre 2020 e 2022, poucos estados tiveram uma disseminação tão desenfreada quanto New York e New Jersey.

A maioria dos casos de Candida auris em New York foi encontrada em instalações na área da cidade de New York, embora alguns tenham ocorrido fora da área metropolitana.

New Jersey já superou o total de 2022 fornecido pelo CDC, que é três vezes menor que os dados do próprio estado. De acordo com dados do Departamento de Saúde de New Jersey, os atuais 127 casos de Candida auris neste ano (em 1º de abril) representam 34% do total do ano passado. Mais uma vez, há um longo ano pela frente. E as tendências recentes indicam que os casos continuarão a aumentar.

Ambos os estados viram seus números aumentarem dramaticamente nos últimos anos, e os pesquisadores do CDC dizem que a pandemia do COVID-19 provavelmente é, pelo menos em parte, a culpada. Os funcionários do hospital estavam tensos com os pacientes com COVID-19 e isso provavelmente desviou seu foco da desinfecção de outros tipos de germes, disseram eles.

Candida auris foi identificada pela primeira vez no Japão em 2009 e tem sido vista em mais e mais países. Muitos dos primeiros casos nos EUA vieram do exterior, mas a maioria dos casos agora está se espalhando dentro do país, dizem as autoridades.

O fungo pode sobreviver em superfícies em ambientes de saúde, onde pode se espalhar entre os pacientes. Os médicos também o detectaram na pele de milhares de outros pacientes, tornando-os um risco de transmissão. Pessoas com múltiplas comorbidades e que precisam de uma máquina de respiração correm maior risco se contraírem a infecção, dizem as autoridades de saúde.

Obtenha informações do CDC para pacientes e familiares, bem como dicas sobre prevenção, sintomas a serem observados em https://www.nj.gov/health/cd/topics/cauris.shtml.


Centenas de migrantes pulam no Rio Grande para cruzar para os EUA

Previous article

Alternative Cinema: A Guide To Escape the Mainstream

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade