DestaquesMundoNotícias

Aumenta em Portugal e Espanha a população de rua, incluindo de brasileiros

0

A população de rua nas principais cidades da Península Ibérica aumentou e ameaça as metas europeias e portuguesas para erradicar a situação, objetivo continental cada vez mais distante. Segundo relatos de especialistas, entidades que cuidam de moradores em situação de rua e os próprios sem-teto, em cidades como Lisboa, Porto, Madri e Barcelona, os estrangeiros ampliam os números oficiais de pessoas que não têm casas, incluindo brasileiros e ucranianos.

Para enfrentar a crise, países da região firmaram pactos e estabeleceram metas comuns, mas a resolução parece cada vez mais distante.

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou, em 2017, a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo 2017-2023 (Enipssa). Em dezembro daquele ano, não tinham residência, ou seja, podiam viver na rua ou em albergues temporários, 4.414 pessoas em Portugal. Nos dados mais recentes do Enipssa, divulgados em meados do ano passado, com base na realidade de 2021, o número subiu para 9.604 , um aumento de 117% em quatro anos. Na Espanha, dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que “um total de 28.552 pessoas em situação de rua foram atendidas nos centros de alojamento e alimentação em 2022, 24,5% acima do registrado em 2012”.


Cresce número de brasileiros que conquistaram o green card 28,5% em 2022

Previous article

Agenda Cultural: 5 May, 2023

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques