O estado do Texas negou aos agentes federais acesso a um trecho da fronteira quando tentavam resgatar três migrantes que se afogaram, informou no sábado o Departamento de Segurança Interna dos EUA.
O governo federal deu sua versão do ocorrido horas depois de que o congressista democrata Henry Cuellar disse que a Guarda Nacional de Texas e o Departamento Militar do Texas “não deram acesso aos agentes da Patrulha Fronteiriça para salvar os imigrantes” na sexta-feira à noite. As autoridades mexicanas recuperaram os corpos de uma mulher e duas crianças na fronteira de Eagle Pass, Texas, no sábado.
As mortes ocorreram num momento de crescentes tensões entre o Texas e o governo dos Estados Unidos sobre o controle da imigração. O Departamento de Justiça informou na sexta-feira à Suprema Corte dos EUA que o Texas havia assumido o controle de uma área conhecida como Shelby Park e não estava permitindo a entrada de agentes da Patrulha de Fronteira.
O Departamento Militar do Texas disse em comunicado na noite de sábado que uma de suas unidades fez buscas no rio depois que a Patrulha da Fronteira os alertou sobre a situação, mas não encontrou nenhum migrante. A declaração não abordou as alegações federais de que as autoridades do Texas “impediram fisicamente” a entrada dos agentes de fronteira no parque.
Um porta-voz do governador Gregg Abbott encaminhou perguntas ao Departamento Militar do Texas (TMD), que disse que seu pessoal de segurança viu autoridades mexicanas respondendo a um incidente do outro lado do rio, cerca de 45 minutos depois de a Patrulha da Fronteira informar o estado da situação. O departamento disse que possui equipamentos de resgate aquático e está trabalhando com paramédicos locais para ajudar os migrantes que precisam de assistência médica.
O parque está localizado em um dos principais pontos de passagem de migrantes do México e no centro das tentativas agressivas do governador republicano Abbott de impedir as travessias ilegais, conhecidas como Operação Lone Star. Os migrantes morrem periodicamente quando arrastados pelas correntes do Rio Grande.
Cuellar, cujo distrito faz fronteira com o Texas, disse que as autoridades mexicanas alertaram a Patrulha da Fronteira sobre migrantes em perigo que lutavam no rio na noite de sexta-feira. Ele disse que agentes federais tentaram ligar e transmitir as informações aos membros da Guarda Nacional do Texas em Shelby Park, sem sucesso. Os agentes dirigiram-se então à entrada do parque, mas foram afastados, segundo o parlamentar, que disse que os agentes foram informados de que um membro da Guarda Nacional seria enviado para investigar a situação.
Em sua resposta apresentada ao tribunal no sábado, o Texas negou as alegações de que os agentes da Patrulha de Fronteira não tiveram acesso ao parque. Argumentou que a Patrulha da Fronteira reduziu a sua presença desde o verão, quando o estado transferiu os seus recursos e pessoal para o parque.
Cuellar disse que no momento não há informações disponíveis sobre a nacionalidade, parentesco e idade das vítimas. O governo mexicano não publicou detalhes sobre isso.
Comments