ComunidadeDestaquesNotícias

Extradição do blogueiro Allan dos Santos para o Brasil dependerá do aval da Justiça dos EUA

0

A Justiça dos Estados Unidos deverá decidir sobre o caso Allan dos Santos mesmo se o Departamento de Justiça norte-americano (o equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro) decidir pela extradição do blogueiro bolsonarista, segundo apurou o Poder360.

Nos EUA, o trâmite de extradição, contudo, não exige que seja protocolado em tribunais superiores –como no Brasil. Por isso, o caso pode ser decidido por instâncias inferiores do Poder Judiciário do país. Neste ano, já sob Ricardo Lewandowski, autoridades brasileiras e norte-americanas se reuniram no Palácio da Justiça, em Brasília, para tratar sobre o caso Allan. Nessa reunião, as autoridades norte-americanas comunicaram que seguiriam parcialmente com o pedido de extradição.

Surtado e fora de si, Allan dos Santos intimida brasileiro nas ruas de Nova  York: “Seja homem. Seu covarde! Seu merda! Vagabundo!" - Jornal de Brasília

Em 21 de outubro de 2021, o ministro Alexandre de Moraes decretou prisão preventiva do blogueiro por atuação em organização criminosa, crimes contra honra e incitação a crimes, preconceito e lavagem de dinheiro. Os crimes estão incluídos no Tratado de Extradição firmado entre EUA e Brasil e dependem de análise do governo norte-americano. O Poder360 apurou que integrantes do governo dos EUA solicitaram mais informações sobre os crimes que Allan é investigado. Em documento ao Ministério da Justiça, as autoridades norte-americanas dizem “compreender” a importância do tema e se comprometem em analisar com celeridade depois do envio dos materiais.

Extremista Allan dos Santos protesta em frente a hotel de Moraes em NY |  Metrópoles

Lewandowski encaminhou o pedido dos EUA para o STF (Supremo Tribunal Federal) e aguarda, até o momento, o compartilhamento dos materiais. O gabinete de Alexandre de Moraes trabalha para juntar todas as informações para evitar interpretações divergentes para as autoridades norte-americanas. O Ministério da Justiça tenta acelerar o processo de extradição de Allan antes das eleições dos EUA, em 5 de novembro. Integrantes do órgão ouvidos por este jornal digital avaliam que processo se tornará difícil, caso Donald Trump vença as eleições presidenciais.


Especialistas não tem dúvida: Imigração é o grande motor de desenvolvimento da economia americana

Previous article

UFOs?: Anéis luminosos capturados no Arizona viralizam e iniciam especulações sobre “primeiro contato”

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade