ComunidadeDestaquesNotícias

Aprovada no Iowa lei que autoriza o estado a prender e deportar determinados imigrantes

0

De acordo com uma lei sancionada na quarta-feira pela governadora de Iowa, Kim Reynolds, se uma pessoa estiver no estado após ter sua entrada negada nos Estados Unidos ou ser expulsa do país, ela estará cometendo um crime estadual.

A lei, que entrará em vigor em 1º de julho, aumentou o nervosismo nas comunidades de imigrantes em Iowa e levantou questões entre especialistas jurídicos e responsáveis pela aplicação da lei sobre como ela será aplicada. A lei se assemelha parcialmente a uma lei do Texas que atualmente está bloqueada nos tribunais.

Em Iowa e em todo o país, os líderes republicanos acusaram o presidente Joe Biden de negligenciar a sua responsabilidade de fazer cumprir a lei federal de imigração, levando alguns governadores republicanos a enviar tropas para o Texas e as legislaturas a proporem várias estratégias a nível estatal.

“A administração Biden não conseguiu cumprir as leis de imigração do nosso país, colocando em risco a segurança dos habitantes de Iowa”, disse Reynolds em um comunicado após aprovar a lei. “Esta lei dá à polícia de Iowa o poder de fazer o que não está disposta a fazer: aplicar as leis de imigração que já estão em vigor.”

Depois que a legislatura aprovou o projeto, a chefe da polícia de Des Moines, Dana Wingert, disse à Associated Press em um e-mail em março que o status de imigração de uma pessoa não tem influência no trabalho do departamento para manter a comunidade segura.

Ele indicou que a força policial “não está equipada, financiada ou com pessoal” para assumir responsabilidades que pertencem ao governo federal.

“Simplificando, não só não temos os recursos para assumir esta tarefa adicional, como nem sequer temos a capacidade para desempenhar esta função”, disse Wingert.

Shawn Ireland, presidente da Associação da Polícia e do Xerife do Estado de Iowa e vice-xerife do condado de Linn, também disse em um e-mail em março que os encarregados da aplicação da lei precisariam consultar os advogados do condado para obter orientação sobre a implementação e aplicação.

A lei de Iowa, como a lei do Texas, pode levar a acusações criminais contra pessoas que tenham ordens de deportação pendentes ou que tenham sido anteriormente removidas dos Estados Unidos ou tenham sua entrada negada. Uma vez detidos, os migrantes poderiam aceitar a ordem de um juiz para deixar o país ou enfrentar processos judiciais.

A ordem do juiz deve identificar o método de transporte para deixar os Estados Unidos, e um agente ou agência policial de Iowa deve supervisionar a partida dos migrantes. Aqueles que não saírem poderão enfrentar uma nova prisão por acusações mais graves.

O projeto de lei de Iowa enfrenta os mesmos problemas em torno de sua implementação e aplicação que a lei do Texas, já que a deportação é um processo federal “complicado, caro e muitas vezes perigoso”, disse Huyen Pham, especialista em leis de imigração da Texas A&M College of Law.

Enquanto isso, grupos comunitários de imigrantes de Iowa estão realizando reuniões e criando materiais informativos para tentar responder às perguntas das pessoas. Eles também estão pedindo às agências policiais locais e distritais que emitam declarações oficiais e realizem reuniões presenciais.


VÍDEO: Polícia mata homem negro com 96 tiros em abordagem em Chicago. Imagens mostram abordagem

Previous article

Projeto que pode conceder cidadania a todos os imigrantes ilegais do país está sendo estudado pela Espanha

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade