A notícia de que haveria um novo processo de imigração para cônjuges e filhos adotivos de cidadãos americanos deixou muita gente atenta, inclusive golpistas que buscam aproveitar essa oportunidade para roubar. As autoridades alertam que já estão recebendo reclamações daqueles que desejam se candidatar a esses novos benefícios e se depararam com golpes, por isso tome cuidado, se você está procurando informações sobre o assunto na Internet, fique atento, pois poderá encontrar em sites falsos.
As autoridades desejam que se saiba que existem maneiras de detectar se está havendo fraude e o que fazer para verificar se a pessoa realmente se qualifica para o programa. A medida, anunciada pela Administração Biden em 18 de junho, deu grande esperança a centenas de milhares de famílias com status de imigração misto, pois concederia estatuto legal temporário e um caminho para a cidadania a cerca de meio milhão de imigrantes indocumentados casados com cidadãos norte-americanos e cerca de 50 mil menores indocumentados, filhos destas famílias.
Mas esta nova política chamada Parole in Place, ou “PIP”, que ainda não entrou em vigor, tem os golpistas muito atentos e, aparentemente, já estão aproveitando para enganar potenciais beneficiários e roubar seu dinheiro. A advogada Alma Rosa Nieto fala sobre o novo processo de vistos que traz boas notícias para um grupo de imigrantes que imigrou há mais de décadas.
“Chamarão as pessoas por um correio electrônico ou uma mensagem de texto fornecendo um acesso especial ou algum programa que ajudará a apresentar as solicitações, mas terãomque pagar por isto”, disse Gema de Las Heras, especialista em educação ao consumidor da FTC. Ela advirtiu que as solicitações não serão aceitas antes de 19 de agosto e não há como acelerar o processo. “Se alguém está prometendo que você pode se inscrever agora ou que pode te colocar em uma lista especial, isso não é verdade e assim você sabe que está lidando com um golpista”, disse De Las Heras.
O que você pode fazer agora é visitar o site da Ordem dos Advogados da Califórnia e procurar um advogado licenciado que possa orientá-lo. “Muitas pessoas vão a um notário ou são orientadas por um consultor, porque nos nossos países por vezes os notários estão preparados para dar este tipo de aconselhamento, mas nos Estados Unidos os notários não podem dar assistência jurídica a menos que tenham acreditação do governo”, disse ela.
E tenha cuidado, nunca pague por um formulário de imigração. Para obter informações corretas sobre qualquer lei ou processo de imigração, acesse diretamente o site da imigração uscis.gov/es. Se você receber informações de qualquer outro lugar, não confie nelas, pode ser uma página fraudulenta, então confirme antes de continuar. Lembre-se que, se você for vítima de fraude de imigração, poderá denunciá-la à FTC, através de reportfraude.ftc.gov, ou também ligar para 877-382-4357 e pressionar 3, para ser atendido em espanhol se preferir.
Comments