Nascido em 2006, Murilo Rhikman foi a grande novidade de Leonardo Jardim entre os relacionados do Cruzeiro para o duelo com o Internacional, nesse domingo, pelo Brasileirão. Volante que teve renovação contratual recente, de forma “antecipada” e com aval do comandante português.
Murilo está no Cruzeiro desde os 15 anos e passou a integrar o sub-20 no ano passado. Alternou titularidade com a reserva, mas, neste ano, é peça absoluta entre os 11 escolhidos pelo técnico Luciano Dias, atuando na função de primeiro volante.
O jogador assinou o primeiro contrato profissional na Toca da Raposa, aos 17 anos, no dia 31 de março de 2023. Pela Lei, o vínculo é de três anos, e o Cruzeiro teria a prioridade na renovação, válida por dois anos.
Portanto, o primeiro contrato de Murilo com o Cruzeiro ia até o fim de março de 2026, mas a diretoria se antecipou e, um pouco mais de um ano antes do fim, prorrogou o vínculo por dois anos, válido até 2028.
Além do vínculo, que agora é de três anos, o contrato conta com possibilidade de prorrogação até 2029, por meio de gatilhos relacionados à performance do jogador. Além do Brasileirão, ele também está inscrito na Conmebol Sul-Americana.
Segundo apurou o ge, a renovação com Murilo já estava no radar da diretoria do Cruzeiro, mas também aconteceu a pedido de Leonardo Jardim, que gosta do que tem visto do jogador nos treinamentos e jogos do Sub-20. O português acompanhou, presencialmente, os duelos com Fortaleza e América-MG, pelo Brasileirão da categoria.
As características do jogador, que tem boa estatura e saída de bola, agradam ao técnico Leonardo Jardim. Além disso, Murilo pode atuar um pouco mais avançado, e não somente como primeiro jogador de meio-campo.
Apesar de ter sido levado para o duelo com o Internacional, a tendência é de que Murilo siga o planejamento do Cruzeiro em relação aos jogadores da base e mantenha a participação em treinos e jogos do sub-20, alternando, eventualmente, com presença no time principal.
Comments